Apresentação
A história do CNPq está associada ao desenvolvimento e institucionalização da ciência e tecnologia no Brasil e, à sua trajetória se vinculam os mais expressivos cientistas e pesquisadores brasileiros.
Ao reconhecer a importância da produção documental para a preservação de sua memória passada e futura (manutenção de registros relevantes produzidos no presente) e a necessidade de organizá-la e torná-la pública, o CNPq criou em 24 de maio de 2001 o Serviço de Documentação e Acervo - SEDOC.
Em 2002 foi organizado o fundo do acervo do CNPq, de acordo com as disposições do CONARq: Fundo CNPq.
As atividades desenvolvidas pelo SEDOC levaram a criação do Centro de Memória do CNPq inaugurado em 13 de abril de 2004.
A Missão do Centro de Memória
"Recuperar, organizar, disponibilizar e divulgar a documentação do CNPq para o público interessado contribuindo para o resgate e a preservação da Historia da Ciência e Tecnologia no Brasil."
O Centro de Memória disponibiliza atualmente as seguintes informações:
- Acervo de documentos textuais - que concentra grande parte dos itens do Centro de Memória. O acervo foi organizado no CNPq Ano a Ano, além disso, são encontradas as atas das reuniões do Conselho Deliberativo do CNPq e documentos de Comissões e Subcomissões;
- Acervo iconográfico - fotografias, banners e imagens diversas referentes às atividades de pesquisa em C&T.
- Acervo audiovisual - filmes, documentários, peças publicitárias, seminários, feiras, palestras, encontros;
- Acervo de microfilmes - os processos de concessão de bolsas estão, em sua totalidade, preservados em microfilmes - e;
- Biblioteca especializada em política e história da ciência e tecnologia;
Voltar