Publicações - Revista Brasileira de Tecnologia - RBT
A Revista Brasileira de Tecnologia - RBT - teve a sua primeira edição em 1970 e foi publicada até 1989. Projeto pioneiro de divulgação científica no Brasil, foi criada devido à necessidade de publicações científicas nacionais e de intercâmbio entre pesquisadores e cientistas. A RBT tinha como finalidade informar os avanços científicos e de afirmar o compromisso com o desenvolvimento tecnológico do País.
Nas palavras do Presidente do CNPq em 1970 (ainda Conselho Nacional de Pesquisas), Professor Antônio Moreira Couceiro:
"A expansão da economia brasileira coloca em primeiro plano o problema da produtividade, cuja solução não poderá ser encontrada fora de uma tecnologia em nível de excelência.
No propósito de concentrar recursos humanos e materiais, cabe identificar os setôres da atividade tecnológica que mais de perto interessem ao parque industrial instalado no País.
Encarada dessa forma, a expansão da economia brasileira recomenda o atendimento prioritário a grupos de pesquisadores comprovadamente habilitados a desenvolver projetos de pesquisas aplicada e industrial e a se transformarem, em prazo relativamente curto, em centros de inovação.
A inovação tecnológica, de que o Brasil está a necessitar exigirá muito mais do que a mera atualização de instalações e equipamento. Impõe o imediato e substancial aumento do efetivo de engenheiros com sólida formação científica e vivência em centros de pesquisas e está na dependência do entusiasmo e dedicação dos pesquisadores.
Ao se propor a custear a edição da "REVISTA BRASILEIRA DE TECNOLOGIA", o Conselho Nacional de Pesquisas pretende criar um meio seguro de avaliar o incipiente esfôrço brasileiro na aplicação da pesquisa ao desenvolvimento.
A novel revista documentará a produção nacional em tôdas as formas, em
todos os níveis, para imediato conhecimento e uso da comunidade científica - técnico - industrial.
Os pesquisadores certamente compreenderão a missão da "REVISTA BRASILEIRA DE TECNOLOGIA" e haverão de prestar-lhe todo possível apôio."
As características principais das primeiras edições da revista eram as publicações de resumos de teses de Pós-graduação em áreas tecnológicas realizadas em universidades brasileiras e a divulgação de artigos científico-tecnológicos como resultados de pesquisas com recursos do CNPq.
No final da década de 70 as dimensões da revista foram alteradas mas manteve-se o padrão de publicações científicas. No início da década de 80, com a política de fomento a revistas em diversas áreas do conhecimento, a RBT adquiriu outra funcionalidade tornando-se eminentemente um instrumento de divulgação científica: estimulando debates, apresentando descobertas científicas brasileiras e documentando a interlocução com os gestores de C&T, entre outros temas.
A partir da década de 80, foi estruturada a política de divulgação científica com a sistematização do apoio a publicações em diversas áreas do conhecimento. Essa atividade, concomitante à produção da RBT, exercía também uma função de índice de produção científica. Posteriormente foi formulado o Programa de Apoio a Publicações Científicas do CNPq que visava atender às demandas de publicação de artigos em revistas.
A última edição da RBT foi em 1989 e seguiu a política de descentralização e diversificação para as publicações científicas brasileiras de forma a ampliar
os incentivos para áreas anteriormente não privilegiadas. Essa postura assinalou uma etapa em que a prioridade era aumentar o campo de atuação ao apoio a revistas, ampliar índices de produção científica e assim dinamizar a divulgação científica no Brasil.