A A A A- A+

Centro de Memória
Centro de Memória >CNPq Ano a Ano >Principais Realizações

Principais Realizações em 1964

- Através da Lei N.º 4.533 – de 8 de Dezembro de 1964, o Conselho teve ampliada sua área de competência, que passou a abranger também a formulação e programação da política científica e tecnológica do País, bem como a coordenação, com os vários Ministérios e demais órgãos do governo, da solução de problemas relacionados à ciência e suas aplicações. Para tal, o CNPq passou a contar com a assessoria da Academia Brasileira de Ciências, que se transformou em órgão consultivo do Conselho. Ao mesmo tempo, a referida lei desvinculava definitivamente o Conselho das atividades de execução de pesquisas no campo da energia atômica.

- Realizada, de 06 a 10 de janeiro, a Primeira Reunião Interamericana de Ciência e Tecnologia, promovida pela OEA. Foi eleito como presidente da reunião o presidente do CNPq, Prof. Athos da Silveira Ramos.

- Em 13 de maio, assumiu a Presidência do CNPq Antônio Moreira Couceiro, em substituição ao Prof. Athos da Silveira Ramos.

- Auxílio concedido à realização do III Congresso Internacional de Farmacologia (São Paulo, julho de 1966).

- Patrocinado, juntamente com a ABC, o Simpósio sobre a Oceanografia do Atlântico Sul Ocidental.

- Iniciados entendimentos com o Conselho Britânico, para a instalação de centros de treinamento de pessoal no País.

- Concedidas bolsas no exterior, para os cursos de mestrado e doutorado, nas áreas de Fisiologia Vegetal, Economia Rural, Farmacologia, Imunologia, Física dos Sólidos, Física das Partículas Elementares, Relatividade Geral, Física Nuclear de Baixa Energia, Astronomia, Teoria dos Campos, Estratigrafia, Geologia Econômica, Geofísica, Geomorfologia, Tectônica, Petrografia, Cronologia das Rochas, Matemática Pura, Matemática Aplicada, Estatística, Ressonância Magnética, Estrutura Molecular, Geoquímica, Análise Elementar, Físico-química, Hidráulica, Metalurgia, Termodinâmica Aplicada, Aproveitamento da Energia Solar, Curtientes, Emulsão do Asfalto e Alcalóides de Plantas Brasileiras.

- Patrocinada a realização de inúmeras reuniões científicas, entre elas: Congresso Internacional de Pastagens (São Paulo, janeiro de 1964), XVI Reunião Anual da SBPC (Ribeirão Preto), Simpósio sobre Citogenética de Mamíferos e Problemas Relacionados com a Radiobiologia (Rio de Janeiro e São Paulo).

- Contribuição à edição dos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Biologia (RJ), Revista Brasileira de Entomologia (SP), Sellowia (Itajaí - SC), Anais da Associação Brasileira de Química (RJ), Boletim da Sociedade Brasileira de Genética (Curitiba – PR), Ciência e Cultura (SP) e Anais da Academia Brasileira de Ciências (RJ).

- Elaborado o Plano de Ação para o Biênio 1965/1966. Tendo em vista a existência de recursos, alguns de seus itens puderam ser antecipados em três meses, iniciando-se as atividades programadas para os Setores de Geologia, Matemática e Química.

- Criados Conselhos de Pesquisa Universitários, servindo de ponte entre as Universidades e o CNPq.

- Cooperação financeira pela Fundação Ford, para a manutenção de bolsistas no exterior, reequipamento de laboratórios e atualização de bibliotecas.

- Estabelecido o “Programa do Livro Científico”, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos, a Aliança para o Progresso e o CNPq.

- Dados os primeiros passos em busca de um planejamento regional para o nordeste e norte do Brasil.

- Ministério da Aeronáutica estabelece o GTEPE (Grupo de Trabalho de Estudos e Projetos Espaciais).

- Possibilitada a vinda ao País de 27 especialistas estrangeiros, para participação em reuniões científicas e cursos especializados; e ida de especialistas brasileiros a vários congressos e reuniões nacionais.


As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações e objetos, que entre em contato conosco.

Voltar