Biblioteca
Lygia Portocarrero Velloso
Nascida na cidade do Rio de Janeiro em 10 de Dezembro de 1913, filha de Gertrudes Portocarrero Velloso e Luiz Portocarrero Velloso, Lygia Portocarrero Velloso iniciou sua carreira profissional na Companhia Particular de Paulino Salgado (P. Salgado e Cia.), exercendo a atividade de secretária. Admitida por meio de concurso público, trabalhou como secretária do Diretor do Laboratório Central do DNER do Rio de Janeiro, Sr. Galileu Antenor de Araújo.
Em 1951, ano da criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq (à época chamado Conselho Nacional de Pesquisa) foi requisitada ao DNER para trabalhar como assistente da Presidência e Secretária do Conselho Deliberativo do CNPq, por indicação do então Presidente Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva. Em 1969 ingressou como funcionária concursada do CNPq exercendo esta mesma função até a data de sua aposentadoria, em 22 de Abril de 1975.
Lygia Portocarrero Velloso foi a principal responsável pela elaboração e preservação das atas e anais do Conselho Deliberativo do CNPq, conjunto de documentos fundamentais para a memória do CNPq e para a história da ciência e tecnologia no país. Faleceu em 23 de Dezembro de 2002, em sua residência, depois de quase vinte e cinco anos de serviços prestados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecno-lógico e, certamente a memória cientifica e tecnológica brasileira.
Voltar