Principais Realizações em 1998
- O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) foi a primeira instituição cientifica a ser transformada em organização social (Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron – ABTLuS).
- Lançamento, pelo CNPq, do livro “Agronegócio Brasileiro: desenvolvimento da fruticultura irrigada no semi-árido nordestino”.
- O Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação (ProTeM-CC) e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) – ambos gerenciados pelo CNPq – assinaram o contrato que possibilitou a implantação das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade, facilitando o acesso dos pesquisadores brasileiros à Internet 2.
- Os Comitês Assessores (CA’s) e o Comitê de Articulação contavam com 261 membros, atuantes nas mais diversas áreas do conhecimento.
- Aprovado, pela Diretoria Executiva (DEX), o Prêmio Nacional de Inovação Tecnológica, criado no âmbito do Projeto Brasiliano, patrocinado pela Sebrae e pelo CNPq.
- Concluído o Termo de Referência do Programa de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento do Agronegócio (PCT-AGRO).
- Elaboração do Programa de Tecnologia da Informação (PTI).
- Implantação dos Programas Regionais Centro Oeste de Pesquisa e Pós-Graduação (PCOPG) e Plano Sul de Pesquisa e Pós-Graduação (PSPPG).
- No âmbito do Programa Biotecnológico de Apoio à Competitividade Internacional da Agricultura Brasileira (BIOEX), deu-se continuidade ao apoio iniciado nos anos anteriores com: maçã, manga, café, melão, maracujá, uva, coco e citrus.
- O CNPq deu prosseguimento às atividades dos demais Programas Especiais, a saber: Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação (ProTeM-CC); Rede Nacional de Pesquisa (RNP); Programa SoftEx 2000; Programa Temático Multiinstitucional em Planejamento e Gestão (ProTeM-PG); Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT); Programa de Capacitação de Recursos Humanos para Atividades Estratégicas (RHAE); Programa do Trópico Úmido (PTU); Programa de Apoio à Competitividade e Difusão Tecnológica (PDCT).
- Outras linhas de ação prioritárias desenvolvidas no âmbito da Diretoria de Programas especiais foram: Programa de Avaliação do Potencial Sustentável de Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva (REVIZEE); Programa Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura (PNDA); Projeto BRA 92/019 com a ONU/PNUD; Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI.UnB); Projeto EducaDi – Educação à Distância em Ciência e Tecnologia; Projeto Sociedade da Informação.
- No âmbito da Cooperação Internacional, destaque às atividades dos programas: Integrado de Ecologia (PIE), Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), Programa de Formação de Recursos Humanos DAAD/CAPES-CNPq, Programa Xingó, Programa Ibero-Americano para o Desenvolvimento (CYTED), Programa de Meio Ambiente Brasil/Alemanha, Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) e Programa Water Availability, Vulnerability of Ecosystems and Society in Northeast of Brazil (WAVES).
- A Medalha CNPq de Honra ao mérito foi concedida aos seguintes funcionários: Nelson Prügner (DCT), Ivanilda Gomes Ferreira (DUP/CBPF), Suely Torres Melo dos Santos Lima (DUP/IMPA), Guilherme Euclides Brandão (DPE) e Oswaldo Padovani Filho (DPE).
- O Prêmio Desempenho e Qualidade foi concedido a Geralda da Piedade Paulista dos Santos (SUP) e Valéria Kneipp Sena (DAD).
- O Prêmio Dedicação e Desempenho foi entregue a Márcia Glady de Almeida Ferreira Sobrinho (DUP) e Altino Lisboa (DAD).
- O Prêmio Destaque Institucional agraciou a Superintendência de Planejamento – SUP e o Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA.
As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações
e objetos, que entre em contato conosco.