Principais Realizações em 1982
- Foram aprovados doze segmentos da Ação Programada em Ciência e Tecnologia, alguns somente em dezembro de 1982. Outros seguimentos da AP, aprovados em 1981 e publicados em 1982, desdobraram-se em programas fomentados diretamente pelo CNPq ou executados com o envolvimento de outros órgãos do SNDCT. A Ação Programada contou com os segmentos Energia, Agroindústria e Engenharia Agrícola, Produção Animal, Produção Vegetal, Desenvolvimento Urbano, Habitação e Saneamento, Educação, Saúde e Nutrição, Trabalho, Desenvolvimento Industrial, Transportes, Tecnologia Mineral, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Informática e Comunicação, Desenvolvimento Científico e Formação de Recursos Humanos.
- Elaboração do Orçamento Nacional de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de explicitar os recursos a serem investidos no País, detectando os setores carentes.
- Desenvolvimento do Sistema de Informação Estadual para atualização de dados registrados no SELAP.
- Financiadas viagens de 145 pesquisadores brasileiros ao exterior, e recebidos 140 pesquisadores provenientes dos países com os quais o CNPq assinou Convênios.
- O CNPq autorizou a realização, no País, de 32 expedições científicas com a participação de pesquisadores estrangeiros e brasileiros, além de terem sido firmados contratos com instituições estrangeiras da Alemanha (adendo ao Convênio Espacial entre o CTA e o Instituto Alemão de Pesquisa e Ensino de Navegação Aérea e Espacial da República Federativa da Alemanha, prevendo participações do INPE) e França (convênio complementar com o Grupamento de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento da Agricultura Tropical).
- Ainda no âmbito da Cooperação Internacional, as atividades de cooperação bilateral se desenvolveram com países desenvolvidos (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra e Japão) e com países em desenvolvimento (Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Peru, Portugal e Venezuela).
- Negociou-se, junto à República Democrática Alemã - RDA, um programa de apoio a instituições nacionais para a importação de equipamentos, máquinas e peças de reposição, sem similar nacional, buscando desenvolver pesquisas nas áreas de química e engenharia química, geociências e tecnologia mineral, ciência dos materiais e engenharia dos materiais, engenharia agrícola e biotecnologia.
- Intensificada a cooperação e relacionamento com organismos internacionais, em especial com a OEA, por meio do Programa Regional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; com a Unesco, por meio do Projeto Fortalecimento das Instituições de Ensino e Pesquisa. A articulação do Conselho se fez, ainda, com o Centro Internacional de Física Teórica, vinculado à Agência Internacional de Energia Atômica, da ONU, que patrocinou o estágio de seis físicos brasileiros naquele Centro.
- Desenvolvidos os seguintes programas setoriais: Programa Integrado de Genética; Programa Integrado de Doenças Endêmicas; Programa Nacional de Apoio à Química; Programa Nacional de Biotecnologia; Programa Nacional de Geociências e Tecnologia Mineral; Programa Nacional de Instrumentação; Programa de Capacitação Científica e Tecnológica em Energia, Programa Nacional de Pesquisa em Saúde Animal, Programa de Pesquisa Zootécnica; Programa Nacional de Engenharia Agrícola; Programa de Tecnologia de Sementes; Programa de Transferência de Tecnologias Apropriadas ao Meio Rural; Programa Recursos Naturais e Meio Ambiente; Programa Integrado de Educação; Programa Nacional de Ciência e Tecnologia em Habitação e Planejamento Urbano; Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Saneamento Básico; Programa de Saúde Coletiva; Programa Nacional de Pesquisa em Nutrição Humana e Alimentos; Programa de Epidemiologia; Programa de Ecologia Humana; Programa Nacional de Pesquisas sobre Tecnologia e Trabalho; Programa Institucional de Cooperativismo.
- Dado prosseguimento às atividades dos programas regionais do Trópico Úmido/Projeto Grande Carajás e do Trópico Semi-Árido.
- O Conselho desenvolveu diversas atividades relacionadas aos seguintes programas institucionais: Programa de Apoio a Fundos Universitários de Pesquisa; Programa de Apoio a Grupos Emergentes; Programa de Cooperação Técnica Nacional, Programa de Integração Universidade/Empresa ou Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento; Programa de Apoio a Museus e Coleções Científicas; Programa de Apoio às Sociedades Científicas e Tecnológicas; Programa de Apoio aos Centros de Ensino e Pesquisa em Política de C&T; Programa de Instalação de Computadores Brasileiros nas Universidades; Programa de Inovação Tecnológica e Programa Editorial.
- Publicados, em edições próprias, 64 títulos, destacando-se a edição de 23 dos 27 segmentos da Ação Programada em Ciência e Tecnologia, dois títulos e onze monografias da coleção Estudos de Política Científica e Tecnológica, a Revista Brasileira de Tecnologia, além de co-edições e auxílios a associações nacionais de pós-graduação e pesquisa, institutos de pesquisa, órgãos públicos e editoras universitárias.
- Criação do Programa Antártico Brasileiro - PROANTAR, pelo Decreto nº 86.830, de 12.01.1982.
- Com relação à execução direta, deu-se prosseguimento às atividades do INPE, INPA, ON, IBICT, IMPA, MPEG, LCC, CBPF.
As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações
e objetos, que entre em contato conosco.