A A A A- A+

Centro de Memória
Centro de Memória >CNPq Ano a Ano >Principais Realizações

Principais Realizações em 1979

- Desativada, em julho de 1979, a Agência São Paulo.

- O CNPq colaborou com o IPLAN na elaboração de uma proposta para o capítulo de Ciência e Tecnologia do III PND e elaborou, com a participação da FINEP, a primeira versão do projeto para o III PBDCT.

- Concluída a Avaliação Tecnológica do Álcool Etílico e a Avaliação Tecnológica da Industrialização da Zona Franca de Manaus.

- Com relação aos estudos em Planejamento e Desenvolvimento Científico e Tecnológico, foram publicados os textos: Anais do Seminário Internacional de Estudos sobre Política Científica e Tecnológica; Propriedade e Quase-Propriedade no Comércio de Tecnologia; Legislação Brasileira para o Desenvolvimento Industrial e Tecnológico; e elaborados os seguintes ensaios: Evolução da Política e do Planejamento Científico e Tecnológico; O CNPq e a Institucionalização da Ciência no Brasil 1950/1960; Modernização Tecnológica no Brasil; Procedimentos Metodológicos para Análise do Processo de Inovação Tecnológica da Agricultura.

- No âmbito da Cooperação Internacional – atividades bilaterais, foi dado prosseguimento aos Convênios estabelecidos entre o CNPq e os seguintes órgãos: Natural Sciences and Engineering Research (Canadá), Centre Nacional de la Recherche Scientifique e Comité d´Etudes sur la Formation d´Inginieurs (França), The Royal Society e The British Council (Inglaterra), KFA, GMD e DAAD (Alemanha), National Science Foundation (EUA), Consejo Nacional de Investigaciones Cientificas y Técnicas (Argentina), Consejo Nacional de Ciências y Tecnologia (México), Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnológicas (Costa Rica) e Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnológicas da Venezuela.

- Ainda no que diz respeito à Cooperação Internacional, tendo em vista as atividades multilaterais, o CNPq procurou promover e possibilitar a participação de instituições brasileiras em programas cooperativos de desenvolvimento científico e tecnológico, patrocinados pela OEA e pelas agências especializadas da ONU, tais como a UNESCO e PNUD.

- Apoio técnico à operação do SICTEX (Sistema de Informação Científica e Tecnológica do Exterior), operado pelo MRE; continuação da operação da base de dados COMPENDEX (a cargo do IPT) e do Crystallographic Data Center (a cargo do Instituto de Física e Química da Universidade de São Carlos – USP); e assinatura do acordo, para transferência ao Brasil da base de dados PASCAL.

- Apoio à criação de um Centro de Informação Técnico-Científica no Instituto Militar de Engenharia (em convênio com o Ministério do Exército) e apoio à formação de analistas especializados em segurança na manipulação de dados (em convênio com o MRE). Ainda no que diz respeito à Informação e Documentação, foi organizado o Seminário Internacional sobre Informação em Países em Desenvolvimento, realizado em março, no Rio de Janeiro, durante a 2ª Reunião Brasileira da Ciência de Informação.

- Atuação de 21 Comitês Assessores (CAs).

- A Coordenação de Ciências Exatas e Naturais, englobando as áreas de Física, Astronomia, Química, Matemática e Geociências, alocou grande parte de seus recursos às áreas de Física, Astronomia e Química. A demanda relacionada à área de Matemática era pequena face à inexistência de equipamentos envolvidos. Destarte, o apoio do CNPq consistia na concessão de recursos para a aquisição de material bibliográfico, realização de congressos, contratação de professores visitantes e participação em congressos. Assim, buscava-se a implantação e consolidação de grupos de pesquisa, bem como o desenvolvimento de programas de pós-graduação visando, especialmente, o fortalecimento dos programas de doutorado. Ainda na área de Matemática, até o referido ano o CNPq não vinha concedendo bolsas de pesquisa; todavia, em dezembro de 1979 já havia 27 bolsistas. A área de Geociências ocupou o terceiro lugar no desfrute dos recursos alocados.

- A Coordenação de Ciências Agrárias alocou uma parcela preponderante de seus recursos às áreas de Agronomia, Alimentos e Recursos Naturais Renováveis. Zoologia, Botânica e Ecologia apareceram em segundo lugar no tocante aos recursos alocados, embora fosse discreto o interesse por Zoologia e Botânica. Todavia, dentro da Ecologia, devido às campanhas governamentais e àquelas promovidas por instituições de conservação ambiental privadas, os pesquisadores afluíram em maior número. Com relação à Medicina Veterinária e Zootecnia, a primeira área destacou-se com o maior número de solicitações sobre parasitologia animal, enquanto em Zootecnia a nutrição animal e as forrageiras tiveram a primazia no número de projetos apresentados.

- A Coordenação de Engenharia englobava os Comitês Assessores de Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Ciências Nucleares e Oceanografia. A demanda da área de Engenharia cresceu, até mesmo para instrumentos anteriormente pouco procurados como as Bolsas de Pesquisa, Iniciação Científica e Aperfeiçoamento. Mas Oceanografia, que era praticamente a única usurária de tais recursos, continuou com a maior demanda (cerca de 50% dos pedidos). Cabe ressaltar, ainda, que grande parte da atividade de pesquisa das áreas citadas apresentava uma crescente preocupação com o desenvolvimento de tecnologias para o aproveitamento de fontes não convencionais de energia.

- A Coordenação de Ciências Humanas e Sociais englobava as atividades científicas das disciplinas cujo objeto primordial de estudo era o homem em sociedade e as relações que se originam desse constante processo de interação. Em relação ao ano de 1978, notou-se em 1979 uma razoável ampliação no número de bolsas no CNPq no Setor de Ciências Humanas e Sociais.

- A Coordenação de Ciências da Saúde compreendia as seguintes áreas: Morfologia, Genética, Bioquímica, Biofísica, Fisiologia, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Farmacologia, Farmácia, Patologia, Medicina Clínica, Saúde Pública e Nutrição, correspondendo ao antigo Setor de Biologia e Ciências Médicas, na fase anterior à reforma do CNPq. No que diz respeito ao apoio direto à pesquisa, esse setor se beneficiou com 27% dos recursos totais despedidos em 1979, e recebeu 30,2% das bolsas de Pesquisa. No que tange às bolsas de formação, a área absorveu 17,8% das bolsas de Iniciação Científica, 36,1% das de Aperfeiçoamento, 12,4% das de Mestrado, 22,67% das de Doutorado no País e 12,9% das bolsas de pós-graduação no exterior.

- Em caráter ad-hoc, o CNPq apoiou um Programa de Auxílio a Estudos sobre o Cerrado (co-patrocínio do V Simpósio sobre o Cerrado).

- Continuidade dos seguintes Programas Regionais, Setoriais e Especiais: Trópico Úmido e Trópico Semi-Árido; Doenças Endêmicas, Alimentação e Nutrição, Fixação Biológica do Nitrogênio, Parasitologia Agrícola, Saúde Animal, Tecnologia Urbana e Habitação, Instrumentação, PROTEC – RH, Bio-engenharia e Projeto Flora; Programa FIPEC (com o Banco do Brasil), de Apoio à FIOCRUZ, Veículo Elétrico, Plantas Nativas, além da concessão dos prêmios de incentivo aos inventores – Prêmio Eureka! - e à divulgação científica e tecnológica – Prêmio José Reis.

- Continuidade das atividades de execução direta de pesquisas, exercida por meio de seis institutos especializados (Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Instituto de Pesquisas Espaciais, Observatório Nacional e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas).

- Instituído o Programa Editorial. Foram publicados, em 1979, os seguintes títulos: Revista Brasileira de Tecnologia n.º 1 a 4; Notas Informativas n.º 32 a 73; Epidemiologia e Controle da Esquistossomose e o Nordeste Semi-Árido; Manual Frascati; Avaliação Tecnológica do Álcool Etílico; Madeiras da Amazônia – 1º Volume – Floresta Nacional de Tapajós; Métodos Construtivos Tradicionais do Nordestes; Tecnologia de Frutos Tropicais; Evolução da Política e do Planejamento Científico e Tecnológico Brasileiro.


As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações e objetos, que entre em contato conosco.

Voltar