Principais Realizações em 1976
- Constituído o Conselho Científico e Tecnológico – CCT, organizado sob a forma de Comissões e Subcomissões permanentes e transitórias. A criação do CCT resultou na extinção do Conselho Deliberativo (CD).
- Criação da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Humanos e transformação da Superintendência de Administração (SAD) na de Administração e Finanças.
- Atividades de acompanhamento da execução dos projetos do II PBDCT, consubstanciadas no documento “Acompanhamento do Plano Básico de Desenvolvimento Científico e Tecnológico”.
- Incorporação efetiva do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF e do Observatório Nacional - ON ao CNPq.
- O Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação - IBBD, criado no ano de 1954, transformou-se no atual Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT.
- As bolsas de mestrado e doutorado deixaram de ser concedidas aos candidatos individualmente e passaram a fazer parte de quotas de bolsas alocadas aos programas de pós-graduação para que estes distribuíssem aos seus alunos.
- Criação de três níveis de pesquisador.
- No âmbito da cooperação internacional bilateral, destaque ao Memorando de Entendimento e Convênio assinados com o Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da Costa Rica, e à participação direta do CNPq no novo Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica – Brasil/EUA.
- Fase final das negociações para a assinatura de convênios entre o CNPq e países como Colômbia, Venezuela, Índia, Austrália, Japão e Chile.
- Ainda com relação à cooperação bilateral, foram consolidados convênios com a Alemanha (DAAD, KFA, GMD), Canadá (NRC) e França (CNRS).
- No campo da cooperação internacional multilateral, as atividades concentraram-se basicamente no Programa Regional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da OEA e nos programas da ONU, suas agências e associações científicas internacionais.
- Durante o ano de 1976, deu-se a real implementação dos programas regionais. O Programa do Trópico Úmido contou com recursos que permitiram o patrocínio, parcial ou total, de reuniões e congressos sobre Medicina Tropical, Cerrado e utilização racional das Florestas do Trópico Úmido. O Programa também atribuiu recursos para projetos em Medicina Tropical, Botânica, Zoologia, Geologia, Geofísica, Ecologia, Agronomia, Informação e Documentação e Engenharia de Materiais.
- O Programa do Trópico Semi-Árido entrou em funcionamento e sua estrutura institucional foi organizada. O Programa deu suporte a inúmeros projetos nas áreas de Ecologia, Energia Solar, Tecnologia, Recursos Minerais, Saúde, Habitação e Urbanismo, Recursos Hídricos, Recursos Humanos, Agronomia, Geologia, Engenharia de Materiais e Medicina Tropical.
- O Programa de Tecnologia Urbana e de Habitações desenvolveu atividades para sua consolidação e patrocinou pesquisas de apoio e planos estaduais, tecnologias alternativas para habitações de baixo custo, habitações de baixo custo para núcleos isolados na selva (aplicação Humbolt), urbanismo regional, racionalização e modulação e habitações de baixo custo que possam prover condições sanitárias aceitáveis.
- O Programa de Genética contribuiu com recursos a 23 instituições para 9 projetos e 75 subprojetos.
- O Programa Integrado de Doenças Endêmicas teve andamento normal, abrangendo155 projetos.
- O Programa Flora dedicou-se ao planejamento, programação, ações iniciais de implementação e formação de recursos humanos.
- O Programa de Cooperação Internacional em Treinamento e Pesquisa Básica em Fixação de Nitrogênio dos Trópicos dirigiu seus esforços à exploração do novo caminho aberto pela descoberta, por um grupo de pesquisadores da UFRRJ, da existência de associações de bactérias fixadoras de nitrogênio com gramíneas tropicais.
- Convênio firmado em março de 1976, entre o CNPq e o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, resultando no Programa de Bioengenharia. Esse convênio tinha por objetivos a permuta de informações técnico-científicas para a montagem de um banco de dados sobre Cardiologia, Cirurgia Cardíaca e Bioengenharia; e a prestação de assistência técnica mútua em termos de consultoria de planejamento e coordenação, formulação de projetos multidisciplinares nas áreas supracitadas, integração de programas de pesquisa, suporte operacional e capacitação de recursos humanos.
- Realizados estudos básicos visando a implementação de dois novos programas: Instrumentação e Nutrição.
As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações
e objetos, que entre em contato conosco.