A A A A- A+

Centro de Memória
Centro de Memória >CNPq Ano a Ano >Principais Realizações

Principais Realizações em 1973

- Acompanhamento da Execução do I Plano Básico de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, previsto no Art. 5º, item II, do Decreto n.º 70.553, de 17 de maio de 1972. Realizado no nível de Sistemas Setoriais, pelos próprios Ministérios, com avaliação periódica do Conselho e do Ministério do Planejamento e Coordenação Geral e no nível Setorial da Pesquisa Fundamental e Pós-Graduação, pelo próprio CNPq, em entendimentos com o Ministério da Educação e Cultura, BNDE e FINEP.

- Indicados ao Conselho Federal de Educação, como Centros de Excelência, 15 cursos de mestrado e cursos de doutorado, nas Áreas de Agricultura, Biologia, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Ciências da Terra, Física e Astrofísica, Tecnologia e Veterinária.

- Aprovados auxílios para a realização de 21 reuniões científicas; vinda ou renovação de contratos de 90 especialistas estrangeiros; participação de especialistas brasileiros em 34 reuniões internacionais e a diversas publicações científicas.

- Intensificadas as atividades dentro dos convênios já estabelecidos com o Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina; com o Conselho Nacional de Pesquisas do Canadá; Academia Nacional de Ciência; com a Fundação Nacional de Ciências, dos EUA; Sociedade Real e Conselho Britânico, da Grã-Bretanha; Conselho Nacional de Pesquisas da Itália; Centro de Pesquisas Nucleares de Jülich Ltda e Sociedade de Matemática e Processamento de Dados de Birlinghoven, da República Federal da Alemanha. As atividades de intercâmbio científico entre o Brasil e o exterior, dentro dos convênios, resultaram numa movimentação de 130 pesquisadores e executivos de ciência e tecnologia, superando a de 91, do ano de 1972. Ainda em conseqüência dos convênios, foram criados novos cursos e abertas novas áreas de pesquisas em Universidades. Como decorrência do Convênio estabelecido com o Centro de Jülich, instituições brasileiras de pesquisa foram beneficiadas com seis laboratórios, cinco grandes conjuntos de equipamentos e uma biblioteca de pesquisas.

- Estavam em fase de estudos os convênios: com a Bolívia, no campo da física do Estado Sólido; com a Colômbia, para a conservação da Flora e da Fauna dos Territórios Amazônicos dos dois países; com a Espanha, nos moldes do convênio mantido com a Itália; com a França, para pesquisas sobre Imunopatologia das Doenças Tropicais e outro para cooperação técnico-científica nos campos de celulose e papel, patologia tropical, hidrobiologia e pesquisas florestais; com Israel, para estabelecimento de um Programa de Cooperação Científica e Desenvolvimento Tecnológico; com o Peru, para intercâmbio de informação sobre Ciência e Tecnologia e com Portugal.

- O Conselho manteve atividades de cooperação científica com a UNESCO e com a Organização dos Estados Americanos. O Brasil, juntamente com a OEA, participou do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico nos Projetos Multinacionais de Física, Química, Genética, Microbiologia, Engenharia, Energia Nuclear, Metalurgia, Tecnologia de Alimentos e Nutrição, Curtimento dos Projetos-Piloto de Transferência de Tecnologia e de Política e Planificação Científica e Tecnológica.

- Reformulação do Programa do Trópico Úmido (instituído pelo Decreto n.º 70.999, de 17 de agosto de 1972), com base em levantamento realizado por grupos especialistas, visando solucionar as dificuldades constatadas.

- Dado prosseguimento, entre outras, às Comissões de Oceanografia, Engenharia de Irrigação, Comissão de Tecnologia Siderúrgica, Comissão do Trópico Úmido e Grupo de Trabalho para Implantação do Sistema Nacional de Informação Científica e Tecnológica.

- O Programa de Reconhecimento da Margem Continental Brasileira permitiu a participação de cinco pesquisadores brasileiros em cruzeiros marítimos em águas nacionais, um pesquisador em cruzeiro marítimo no exterior e quatro pesquisadores em trabalhos nos EUA.

- Estabelecidos dois programas especiais: o Plano Integrado de Pesquisas sobre Esquistossomose e Doença de Chagas, que no referido ano teve aprovados 50 projetos sobre Doença de Chagas e 45 sobre Esquistossomose e o Programa de Bolsas em Nutrição, que previa a concessão de bolsas no País e no Exterior, com especialização em nutrição como atividade principal.

- O Setor de Agricultura, apoiou aos estudos em Fitotecnia, Citogenética, Fitopatologia, Entomologia, Silvicultura e Solos.

- O Setor de Biologia e Ciências Médicas auxiliou trabalhos em Zoologia, Botânica, Bioquímica, Farmácia, Biofísica, Fisiologia, Imunologia e Parasitologia.

- O Setor de Ciências Sociais apoiou pesquisas em Antropologia Social, Sociologia, Lingüística e Arqueologia.

- O Setor de Ciências da Terra fomentou estudos em Geologia, Geofísica, Geodésia, Geoquímica, Fotogeologia, Petrologia, Sedimentologia, Geologia econômica, Mineralogia, Estratigrafia.

- O Setor de Física e Astronomia apoiou as áreas de Astronomia, Astrofísica, Física Nuclear, Física do Estado Sólido e Física das Partículas Elementares.

- O Setor de Matemática auxiliou as áreas de Sistemas dinâmicos, Análise funcional, Topologia diferencial, Topologia algébrica, Geometria diferencial, Ciência da computação, Engenharia de sistema, Álgebra e tópicos gerais da matemática.

- O Setor de Química apoiou estudos em Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Analítica e Físico-Química.

- O Setor de Tecnologia fomentou as áreas de Tecnologia de Alimentos, Engenharia metalúrgica e de materiais, Engenharia Civil, Engenharia mecânica, Engenharia de sistemas e computação, Tecnologia química, Engenharia de produção, Engenharia química, Engenharia elétrica, Engenharia rodoviária e Engenharia sanitária.

- O Setor de Veterinária apoiou estudos em Patologia animal, Parasitologia animal, Nutrição, Reprodução animal, Zoologia médica, Hematologia veterinária e Zootecnia.


As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações e objetos, que entre em contato conosco.

Voltar