Principais Realizações em 1972
- O Decreto n.º 70.553, de 17 de maio de 1972, delimitou as áreas de competência privativa na formulação e execução da política nacional de desenvolvimento dos setor de ciência e tecnologia, atribuindo ao CNPq as tarefas de assessoramento sob o ponto de vista científico e tecnológico, e ao Ministério do Planejamento as de assessoramento sob os aspectos econômico-financeiros. O Decreto n.º 70.553 criou um Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia – SNDCT – estabelecendo que as atividades do setor se organizariam sob a forma de um sistema, no qual deveriam integrar-se todas as entidades usuárias de recursos governamentais para quaisquer fins vinculados à pesquisa científica e tecnológica, bem como o esquema que iria orientar a elaboração dos Planos Básicos de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
- Indicados para credenciamento, como Centros de Excelência, 14 cursos de mestrado e 5 de doutorado, elevando para 143 os cursos de mestrado e para 46 os cursos de doutorado existentes.
- O Instituto de Pesquisas Rodoviárias – IPR foi desvinculado do Conselho e passou a integrar o DNER – Departamento Nacional de Estradas e Rodagem.
- Estabelecidos dois importantes convênios, com a Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América e com o Centro de Matemática e Processamento de Dados de Birlinghoven Ltda, da República Federal da Alemanha. Mantidos os convênios com o Centro de Pesquisas Nucleares de Jülich Ltda, da RFA, com o Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina, com o Conselho Nacional de Pesquisas do Canadá, com a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América, com a Real Society da Grã-Bretanha e com o Conselho Nacional de Pesquisas da Itália. Dentro dos novos convênios e daqueles já estabelecidos, foi mantido o intercâmbio de 91 pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, superior ao resultado de 1971, que fora de 46.
- Como conseqüência do convênio estabelecido com o Centro de Pesquisas de Jülich Ltda, o Brasil recebeu dois laboratórios completos de Física, um para a Universidade de Brasília, outro para a Universidade de São Carlos. Pelo Convênio com o Conselho Britânico, 1.232 livros científicos foram distribuídos a Centros de Ensino e Pesquisa.
- O Conselho manteve atividades com a UNESCO e a Organização dos Estados Americanos. Na OEA, o Brasil, por meio do CNPq, participou de projetos multinacionais nos setores de Matemática, Física, Química, Bioquímica, Genética, Microbiologia, Engenharia, Ciências Agropecuárias, Energia Nuclear, Metalurgia e Tecnologia de Alimentos e Nutrição, além de projetos específicos e ações de reforço. A OEA destacou para os Centros Brasileiros integrantes do Programa Regional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, no decorrer do exercício financeiro julho 1972/julho 1973, a importância de US$ 406,500.00 a ser aplicada em diversos Projetos Multinacionais no País.
- Fundo do Trigo – O CNPq, por meio de captação de recursos de Acordo do Trigo, buscou ampliar seu programa de auxílios e bolsas no respectivo setor, assim como aplicou esses recursos em projetos de pesquisa sobre o aproveitamento econômico dos cerrados.
- Instituído o Programa do Trópico Úmido, pelo Decreto nº 70.999, de 17 de agosto de 1972, atribuindo ao CNPq, assessorado pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), a elaboração e posterior acompanhamento da execução do Programa do Trópico Úmido. Um Grupo Interministerial, sob a coordenação do Conselho, foi incumbido da elaboração do respectivo programa, objeto da Exposição de Motivos nº 117 – B, de 2 de agosto de 1972, do Ministro do Planejamento e Coordenação Geral. O programa foi dividido em seis subprogramas, compreendendo: Instalação do Centro de Pesquisas de Altamira e do Núcleo de Humaitá; pesquisas sobre: Florestas, Solos, Agricultura e Medicina Tropical – Treinamento de Pessoal.
- Destaque às seguintes Comissões e Grupos de Trabalho: Comissão de Oceanografia, Coordenação de Tecnologia Siderúrgica, Coordenação da Pesquisa Tecnológica, Grupo de Trabalho de Tecnologia de Alimentos, Grupo de Trabalho de Transportes, Comissão de Engenharia de Irrigação, Grupo de Trabalho de Cerâmica, Comissão Brasileira de Geodinâmica, Comissão para Aproveitamento dos Cerrados, Comissão de Geofísica, Comissão do Trópico Úmido, Comissão para o Programa “O Homem e a Biosfera”, Grupo de Trabalho para estudo dos Problemas de Pesquisa Industrial de interesse da Indústria de Celulose e Papel e Grupo de Trabalho para a Implantação do Sistema Nacional de Informação Científica e Tecnológica.
- Estabelecido convênio com a PETROBRÁS, o Departamento Nacional de Produção Mineral, a Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais e a Diretoria de Hidrografia e Navegação do Ministério da Marinha, para a realização do Programa de Reconhecimento da Margem Continental Brasileira.
- Aprovados, pelo Conselho Deliberativo, os seguintes Convênios: CNPq/Centro Internacional de Física de Trieste e CNPq/Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
- Vinda de 106 especialistas estrangeiros para 24 instituições brasileiras.
- Ida de especialistas brasileiros para participar de 24 reuniões internacionais.
- No Setor de Agricultura, o CNPq auxiliou pesquisas em Fitotecnia, Citogenética, Fitopatologia, Entomologia e Silvicultura.
- No Setor de Biologia e Ciências Médicas, apoio aos estudos em Zoologia, Botânica, Bioquímica, Farmácia, Biofísica, Fisiologia, Imunologia e Parasitologia.
- No Setor de Ciências Sociais, auxílio às áreas de Antropologia Social, Sociologia, Lingüística e Arqueologia.
- No Setor de Ciências da Terra, auxílio às áreas de Geologia, Geofísica, Geoquímica, Geodésia, Fotogeologia, Geologia Estrutural, Paleontologia, Petrologia, Sedimentologia, Geologia Econômica, Mineralogia, Estratigrafia, Geologia Marinha, Oceanografia física e Mapeamento geológico.
- No Setor de Física e Astronomia, apoio aos estudos em Astronomia, Astrofísica, Física Nuclear, Física do Estado Sólido e Física das Partículas Elementares.
- No Setor de Matemática, apoio aos trabalhos em Sistemas dinâmicos, Análise funcional, Topologia diferencial, Topologia Algébrica, Geometria diferencial, Ciência da computação, Engenharia de Sistemas, Álgebra e Tópicos Gerais da Matemática.
- No Setor de Química, auxílio aos trabalhos em Química orgânica, Química inorgânica, Química analítica e Físico-Química.
- No Setor de Tecnologia, apoio às pesquisas em Tecnologia de Alimentos, Engenharia metalúrgica e de materiais, Engenharia civil, Engenharia mecânica, Engenharia de sistemas e computação, Tecnologia química, Engenharia de produção, Engenharia química, Engenharia elétrica, Engenharia rodoviária e Engenharia sanitária.
- No Setor de Veterinária, fomento às áreas de Patologia animal, Parasitologia animal, Nutrição, Reprodução animal, Zoologia médica, Hematologia veterinária e Zootecnia.
As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações
e objetos, que entre em contato conosco.