A A A A- A+

Centro de Memória
Centro de Memória >CNPq Ano a Ano >Principais Realizações

Principais Realizações em 1970

- Deu-se prosseguimento à indicação dos Centros de Excelência no País, selecionando, no ano de 1970, 26 entidades, totalizando 67 centros.

- Continuação do programa de intercâmbio científico: Convênio com o Conselho de Pesquisas do Canadá; Programa com a Academia de Ciências dos EUA, estabelecido para o desenvolvimento das pesquisas em Química, Físico-Química, Química Inorgânica, Síntese Orgânica e Polímeros. Foi prorrogado, ainda, o Convênio com a Argentina e iniciados estudos para o estabelecimento de acordos com a França, os Estados Unidos e a Alemanha.

- Prosseguimento, mediante Convênio com o Conselho Britânico, à distribuição de livros editados na Inglaterra e destinados aos cursos de graduação e pós-graduação do País.

- O CNPq colaborou com o Ministério da Educação, na gestão do Ministro Jarbas Passarinho, com o programa de alfabetização pela televisão que se desenvolveu no Nordeste.

- Regresso ao Brasil, por iniciativa ou com a ajuda do CNPq, de 185 pesquisadores brasileiros que se encontravam no exterior.

- Auxílio ao Colégio Técnico de Belo Horizonte, implantado em decorrência de acordo firmado entre o CNPq e o Conselho Britânico.

- Programa de educação científica pela televisão, iniciado no campo da Matemática, sob a responsabilidade dos Conselheiros Chaim Samuel Honig e Elon Lages Lima.

- Promovidas as seguintes reuniões, por meio do Conselho Deliberativo: Grupo de Trabalho em Transportes, Grupo para Aplicação do Relatório da Pesquisa Industrial, Encontro de Dirigentes de Órgãos Nacionais de Amparo à Pesquisa, Grupo de Trabalho sobre Tecnologia de Alimentos, Reunião Prévia à Reunião Geral de Institutos de Tecnologia e órgãos Congêneres, Grupo de Siderurgia e Mineralogia, Reunião para Subsídios à Missão Programática do BID.

- Destaque aos seguintes auxílios concedidos: à COPPE/UFRJ, para a implantação do Programa de Engenharia de Sistemas, ao Instituto Central de Física da Universidade Estadual de Campinas (Grupo de Física do Estado Sólido), ao Instituto de Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas, ao Instituto Tecnológico de Pernambuco, para estudos sobre a industrialização dos frutos do Nordeste, ao Instituto de Tecnologia Alimentar da UFRGS, para pesquisas a respeito da conservação do pescado.

- Constituídas, entre outras, as seguintes Comissões: a da Expedição Científica à Amazônia, a da criação da Revista Brasileira de Geociências e a do estabelecimento de um Acordo de Cooperação Técnico-Científico entre os governos do Brasil e do Japão.

- Auxílio à realização, entre outras, das seguintes reuniões científicas: 1º Simpósio Latino-Americano de Mineralogia, 1º Simpósio Brasileiro de Paleontologia, Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Física, Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica, Reunião da Sociedade Brasileira de Matemática, Reunião da Sociedade Brasileira de Economistas Rurais, XXII Reunião da S.B.P.C., 4º Congresso Brasileiro de Zoologia, Curso de Oceanografia Física, 2º Simpósio de Ciências de Materiais, 3º Simpósio Brasileiro de Física Teórica, 2º Encontro de Verão de Mestres da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 4º Encontro Nacional de Fisiologia Cardiovascular, 3º Simpósio Brasileiro de Alimentação e Nutrição, Congresso Nacional de Doenças do Tórax, Reunião Prévia de Tecnologia, III Simpósio sobre o Cerrado.

- Promovida a vinda ao País de 48 especialistas estrangeiros.

- Auxílio às seguintes publicações científicas, entre outras: Revista Brasileira de Física, Revista Brasileira de Biologia, Sellowia, Flora Ilustrada Catarinense, Ciência e Cultura, Boletim Brasileiro de Geologia, Revista Agricultura, Revista Metalurgia, Atlas do Estado de São Paulo, Anais do 3º Simpósio de Física Teórica, Edição da Revista Brasileira de Tecnologia - RBT. Aprovada a edição da Revista Brasileira de Geociências.

- O Conselho Deliberativo designou representantes para as seguintes reuniões: Encontro Governo/Empresas para a Solução dos Problemas de Proteínas; XXIV Congresso Brasileiro de Geologia; Reunião da International Science Foundation com a Academia de Ciência da Suécia; Reunião da SBPC; Comissão de Assuntos Internacionais; constituída junto ao Ministério da Educação e Cultura.

- O Setor de Agricultura auxiliou pesquisas em: Solos (Física, Química e Mineralogia, Fertilidade, Microbiologia); Anatomia e Fisiologia Vegetal; Fitotecnia; Citogenética; Fitopatologia; Estatística Experimental; Física Agrícola; Economia Rural; Agrostologia; Zootecnia; Pedologia; Entomologia e Parasitologia; Fitopatologia; Botânica; Tecnologia.

- O Setor de Biologia e Ciências Médicas apoiou estudos em: Biofísica, Biologia Geral e Molecular, Bioquímica, Zoologia, Botânica, Microbiologia Geral, Ecologia, Fisiologia Humana e Experimental, Farmacologia, Parasitologia, Genética Humana, Patologia de Doenças Tropicais, Histologia e Histoquímica, Hematologia, Nutrição, Anatomia, Antropologia, Arqueologia, Biologia Marinha, Fisiopatologia Cardíaca e Respiratória, Genética de Populações e Humana, Imunologia, Micologia, Doenças do Metabolismo.

- O Setor de Ciências Sociais auxiliou os campos de Sociologia, Antropologia Social, Psicologia Social, Economia, Sociologia Rural, Economia Rural, Ciência Política.

- O Setor de Ciências da Terra apoiou estudos em Geomorfologia, Meteorologia, Prospecção Geoquímica, Prospecção Geofísica, Geologia Econômica, Mineralogia, Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Petrologia, Pós-Graduação em Geologia, Geodésia, Fotogeologia, Sedimentalogia, Estratigrafia, Geologia Marinha, Oceanografia Física, Mapeamento Geológico.

- O Setor de Física e Astronomia apoiou pesquisas em Astronomia e Astrofísica, Física Nuclear, Física do Estado Sólido, Física das Partículas Elementares, Eletrônica, Física das Baixas Temperaturas, Física de Alta Energia, Física Teórica, Espectrometria Ótica.

- O Setor de Matemática auxiliou estudos em Equações Diferenciais Parciais, Análise Funcional, Computação, Geometria Diferencial, Estatística, Álgebra, Informática, Topologia, Sistemas Dinâmicos, Tópicos Gerais de Matemática.

- O Setor de Química apoiou os campos de Polímeros, Xistoquímicos, Microbiologia Industrial, Esteróides, Fitoquímica, Síntese Orgânica, Carboidratos, Enzimas, Fotoquímica, Química Inorgânica, Lipídeos, Engenharia Química, Mineralogia, Petroquímica Orgânica, Radioquímica, Calóides, Análise de Toque, Bioquímica e Enzimologia, Geoquímica.

- O Setor de Tecnologia auxiliou pesquisas em Cerâmica, Argilas, Fermentação Alcoólica, Proteínas, Amido, Poliserização, Eletrônica, Hidráulica, Alto Vácuo, Madeiras e Materiais de Construção, Celulose e Papel, Metalurgia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Computação, Engenharia e Tecnologia Química, Ciências de Materiais, Tecnologia de Produtos Naturais de Origem Vegetal, Engenharia de Produção, Siderurgia, Tecnologia de Alimentos.

- O Setor de Veterinária apoiou estudos em Parasitologia, Zootecnia, Toxicologia, Anatomia, Fisiologia, Zoologia, Entologia, Agrostologia, Genética, Patologia de Reprodução, Pesquisa e Patologia Animal.


As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações e objetos, que entre em contato conosco.

Voltar