A A A A- A+

Centro de Memória
Centro de Memória >CNPq Ano a Ano >Principais Realizações

Principais Realizações em 1969

- Criadas, pelo Governo Federal, facilidades alfandegárias com o propósito de estimular o regresso ao País de pesquisadores brasileiros, trabalhando ou concluindo cursos no exterior, e de cientistas, engenheiros e técnicos que se transferissem para o País. Além disso, o Conselho Deliberativo do CNPq concedeu auxílios e propiciou a vinculação de alguns desses pesquisadores a centros de pesquisa e ensino. Em 1969, regressaram 143 pesquisadores, engenheiros, professores e profissionais de nível superior brasileiros.

- Criado, pelo Governo Federal, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), através do Decreto-Lei nº 719, de 31.07.69, destinado a dar apoio financeiro, científico e tecnológico para a implantação do Plano Básico de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Constituído um Conselho Diretor, sob a presidência do Ministro do Planejamento e a Vice-Presidência do CNPq, e integrado ainda ao BNDE, por representantes de vários Ministérios e de outras entidades vinculadas ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia no País. Caberia a este Conselho Diretor determinar sobre a aplicação dos recursos do fundo.

- Criado o Programa de Incentivo à Implantação do Regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva à Pesquisa Científica.

- Constituída , na 957ª Sessão do Conselho Deliberativo, de 22.01.69, uma Comissão destinada a indicar os Centros de Excelência para a Pós-Graduação no País. Devido ao fato de serem considerados os mais qualificados, esses centros receberiam amparo do CNPq. Essa comissão, assessorada pelos Diretores de Pesquisa do DTC, realizou 37 sessões durante o ano, e identificou os Centros nos Setores de Agronomia e Veterinária (4), Biologia e Ciências Médicas (11), Química (2), Tecnologia (11), Ciências Sociais (5), Ciências da Terra (2), Matemática (5) e Física (7), encaminhando posteriormente seu parecer ao Conselho Federal de Educação.

- Cooperação, por meio de convênios, com o Conselho de Pesquisas do Canadá, com a Royal Society da Inglaterra e com a Academia de Ciências dos Estados Unidos. O Presidente do Conselho assinou juntamente com o Ministro das Relações Exteriores, o Convênio Teuto-Brasileiro, destinado ao intercâmbio técnico-científico entre o Brasil e a Alemanha.

- Auxílio recebido do Ministério do Além Mar, da Inglaterra, para aquisição de publicações científicas inglesas, entregues aos Centros de Excelência brasileiros. A International Technique Network, por intermédio do Dr. Jerome Reed, passou a enviar a mais de 42 centros de pesquisas nacionais, gravações em fitas magnéticas, contendo as inovações e os resultados de pesquisas com repercussão no desenvolvimento nacional.

- Deu-se prosseguimento ao Programa de Cooperação, estabelecido em 1966, entre o CNPq e a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, com apresentação de propostas pelos Grupos de Trabalho para o Desenvolvimento da Química e o de Estudos sobre Produtos Naturais, além da formação do Grupo de Estudos sobre Problemas de Transportes, do Grupo sobre Ciências da Computação e o de Geoquímica e Geofísica.

- Constituídos, junto ao Conselho Deliberativo, o Grupo de Tecnologia de Alimentos, o Grupo de Trabalho sobre Engenharia Criativa e a Comissão para Análise do Material Retirado do Solo Lunar.

- Patrocinada a realização de um encontro de especialistas em pesquisa oceanográfica, em ação conjunta com a Diretoria de Hidrografia e Navegação do Ministério da Marinha.

- Patrocínio ou co-patrocínio aprovado, pelo Conselho Deliberativo, das seguintes reuniões científicas: VII Colóquio Brasileiro de Matemática, II Encontro de Geólogos, I Encontro de Microbiologistas e III Simpósio de Física Teórica.

- Auxílio à ida de especialistas brasileiros às seguintes reuniões no exterior: XIII Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural; II Conferência sobre Spin Isobárico, XXII Congresso Internacional de Química Pura e Aplicada; XI Congresso Europeu de Bioquímica; II Reunião de Dirigentes de Conselhos de Pesquisas Latino-Americanos; II Reunião Anual do Highway Research Board; Conferência Internacional sobre Partículas Elementares; Simpósio Internacional sobre Ensino da Química; VIII Congresso Internacional sobre Cristalografia; VIII Congresso Internacional sobre Pesquisa do Quaternário; XIII Congresso Internacional da Associação de Pesquisas Hidráulicas; V Reunião da Organização Internacional de Virologistas de Citrus; VIII Congresso Internacional de Patologia Clínica; Conferências Internacionais sobre Propriedades dos Estados Nucleares; Assembléia Geral da URSI e III Simpósio Internacional de Física Teórica.

- Convênio estabelecido com o Instituto Max Plank, para a realização de pesquisas no campo da Limnologia, junto ao INPA.

- Participação do CNPq, por meio do Setor de Matemática, no Programa da TV Educativa, em articulação com a Fundação Anchieta.

- Concedida colaboração nos planos para implantação da pesquisa no Setor de Medicina da Secretaria de Ciência e Tecnologia do antigo Estado da Guanabara.

- Organizado o Seminário Internacional sobre a Administração de Pesquisa Agropecuária, junto com o Ministério da Agricultura e com a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

- Representação na Comissão encarregada de organizar o Projeto Norte de Pesquisas do Trigo, no Ministério da Agricultura e nos trabalhos de planejamento de pesquisas de trigo no Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuárias do Sul.

- Empreendidas, por meio do DTC, as negociações do projeto de acordo para o empréstimo da AID ao CNPq, destinado a financiar o aperfeiçoamento e expansão de Centros de Excelência para a Agricultura.

- Fornecidos os meios solicitados para a criação, na Universidade de Campinas, de um laboratório para o estudo de lasers, com concurso de pesquisadores que haviam retornado dos Estados Unidos.

- Mantido o auxílio ao laboratório para estudo de semicondutores, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

- Integrados os seguintes Programas: Pesquisa Oceanográfica, em cooperação com a Diretoria de Hidrografia e Navegação do Ministério da Marinha; Microbiologia Aplicada; Recuperação dos Campos Cerrados, com recursos do Fundo do Trigo, USAID; Tecnologia de Alimentos, iniciando coletas de dados e sugestões para o programa integrado em Ciências de Materiais e Pesquisas Industriais.

- Desenvolvida, através do DTC, atividade de assessoria científica junto ao Ministério das Relações Exteriores, no período que antecedeu a visita do governador Nelson Rockfeller.

- Aprovado auxílio para a vinda ao Brasil de 41 professores estrangeiros: cinco no Setor de Biologia e Ciências Médicas; vinte no Setor de Física e Astronomia; quatro no Setor de Ciências da Terra; cinco no Setor de Química; um no setor de Ciências Sociais; cinco no Setor de Tecnologia e um para a Formação de Centros de Excelência.

- O Setor de Agricultura apoiou os campos de Agricultura Geral, Botânica, Astronomia, Fisiologia Vegetal, Entomologia, Economia Rural, Solos, Melhoramento de Plantas, Genética, Climatologia, Silvicultura, Fitotecnia, Zootecnia, Física Agrícola, Agostologia, Microbiologia do Solo, Pedologia, Parasitologia, Fitopatologia, Citologia e Genética, Tecnologia.

- O Setor de Biologia e Ciências Médicas auxiliou pesquisas em Biofísica, Biologia Geral e Molecular, Bioquímica, Zoologia, Botânica, Microbiologia Geral, Ecologia, Fisiologia Humana e Experimental, Farmacologia, Parasitologia, Genética de Populações e Humana, Patologia de Doenças Tropicais, Histologia e Histoquímica, Hematologia, Nutrição, Anatomia, Antropologia, Arqueologia, Biologia Marinha, Fisiopatologia Cardíaca e Respiratória, Imunologia, Micologia, Doenças do Metabolismo.

- O Setor de Física e Astronomia apoiou estudos em Astronomia, Astrofísica, Geofísica, Física Nuclear (Efeito Mossbauer – Esquemas de Desintegração – Correlações Angulares e Reações Nucleares), Física das Baixas Temperaturas, Raios Cósmicos, Física Teórica, Raios Lasers, Aceleradores de Partículas, Estado Sólido, Radioatividade, Eletrônica, Física de Alta Energia, Espectroscopia ótica (Visível e Infravermelho).

- O Setor de Ciências da Terra auxiliou os seguintes campos: Programa de Pós-Graduação em Geologia, Geofísica, Geoquímica, Geoquímica, Mapa Índice de Geologia, Fotogeologia, Paleontologia, Mineralogia, Geologia Econômica, Arqueologia.

- O Setor de Ciências Sociais apoiou estudos em Ciência Política, Sociologia, Antropologia Social, Lingüística, Economia, Sociologia Rural, Economia Rural, Psicologia Social.

- O Setor de Matemática auxiliou pesquisas em Geometria Diferencial, Ciência da Computação, Equações Diferenciais Parciais, Análise Funcional, Estatística, Álgebra, Topologia.

- O Setor de Química apoiou os campos de Química Orgânica, Química Inorgânica, Fitoquímica, Química Analítica, Bioquímica, Físico-química, Engenharia Química, Mineralogia, Petroquímica Orgânica, Radioquímica, Análise de Toque, Enzimologia, Geoquímica e Química de Proteínas.

- O Setor de Tecnologia auxiliou pesquisas em Cerâmica, Argilas, Fermentação Alcoólica, Proteínas, Amido, Copolimerização, Eletrônica, Hidráulica, Alto Vácuo, Madeiras, Materiais de Construção, Celulose e Papel, Metalurgia, Propriedades Mecânicas dos Metais, Oxidação Catalítica de Crotonaldeído e Anidrido Maleico, Termodinâmica Aplicada, Amidos Nacionais, Alcatrão do Carvão Nacional, Ressonância Nuclear Quadrupolar da Urotropina, Ótica e Ciência dos Materiais, Microeletrônica e Circuitos Integrados, Pesquisas sobre Escalonamento de Perfis, Máquinas Térmicas, Permeabilidade Magnética em “Whishers”, Tecnologia Ultrassônica, Enzimas Industriais e Aminoácidos, Canal Inclinável de Paredes Reguláveis, Morfologia Fluvial, Classificação e Aproveitamento Tecnológico de Carvões, Compostos Voláteis em Amostras de Pescado, Cromatografia em Fase Gasosa, Carvão, Mecânica de Aços de Fabricação Nacional, Máquinas Operatrizes, Ensaio de Impulso em Transformadores, Otimização através de Cálculo Híbrido, Laterite na Paraíba, Eletrônica de Semicondutores, Frutos Produtores de Sucos e Plantas Passíveis de Serem utilizadas como Forrageiras.

- O Setor de Veterinária auxiliou pesquisas em Parasitologia, Zootecnia, Toxicologia, Anatomia, Fisiologia, Zoologia, Entomologia, Agrostologia, Genética, Carências Minerais, Raiva de Ruminantes, Inseminação Artificial, Brucelose.


As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações e objetos, que entre em contato conosco.

Voltar