Principais Realizações em 1968
- Iniciada uma política para solucionar o problema do êxodo de cientistas brasileiros. Em setembro de 1968, o CNPq obteve do governo federal um crédito suplementar, destinado a dar início ao Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do qual uma parcela foi aplicada na aquisição de equipamentos para pesquisa e em meios para o retorno dos pesquisadores que se encontravam no exterior. Naquele ano, 24 pesquisadores regressaram ao País, alguns ausentes há mais de seis anos. Um número equivalente a este negociava com as Universidades Brasileiras e regressaram até meados de 1969.
- De acordo com o Decreto nº 63.343, de 01 de Outubro de 1968, criando os Centros Regionais de Pós-Graduação, caberia ao CNPq detectar as instituições aptas à criação de tais centros, chamados “Centros de Excelência”, e destinar-lhes recursos, além de auxiliar a CAPES e o BNDE para a sua instalação.
- Iniciativa tomada pelo Conselho Deliberativo de se enviar convites a diversos eminentes pesquisadores do País, para usufruírem de bolsas de Pesquisador-Conferencista, Chefe de Pesquisas, Pesquisador e Pesquisador Assistente. Destarte, foram contratados, mediante concessão de bolsas, 230 dos mais ativos pesquisadores nacionais, incluindo 127 Pesquisadores Conferencistas. Estes, além dos deveres comuns dos Chefes de Pesquisa, deveriam dedicar, a cada ano, um mês de atividades, pronunciando conferências, realizando cursos e executando trabalhos práticos e m outras regiões do País.
- De 04 a 09 de fevereiro realizou-se, em Washington (EUA), a reunião Second Brazil – US Workshop on Contribution of Science and Tecnology to Development com o objetivo de discutir a cooperação entre o CNPq e a NAS.
- A pedido do governo americano, foi aberto neste ano um crédito de 90 milhões de dólares para favorecer a ciência na América Latina por meio do CNPq. Por proposta da diretoria americana, o CNPq seria o primeiro a apresentar seu pedido de empréstimo para estabelecer o gabarito de cooperação culturais.
- Convênios assinados com os Conselhos de Pesquisa do Canadá e da Argentina.
- Projeto de Decreto e de Regulamento para a realização de Expedições Científicas no Brasil encaminhados à Presidência da República, pelo Presidente do Conselho, por meio das Exposições de Motivo nº 15 (19.07.68) e nº 21 (03.12.68).
- Além dos trabalhos normais das Comissões Especializadas do Conselho Deliberativo, foi iniciado o funcionamento das Comissões Assessoras nos seguintes campos: Pesquisa Industrial, Projeto do Manto Superior, Programa Biológico Internacional, Normas, Ensaios e Padrões, entre outros. Houve também o funcionamento da Comissão de Expedições Científicas, transferida para o CNPq pelo Decreto nº 62.203, de 31.01.68.
- Fomento à realização de diversas reuniões científicas, entre elas: Conferência Internacional sobre a Produção de Proteínas em Organismos Unicelulares (em colaboração com a UNESCO), III Reunião Pan-Americana sobre Ensino Pós-Graduado de Engenharia, Simpósio sobre Aminas Biogênicas e Sistema Nervoso Central, II Congresso Brasileiro de Citologia, II Simpósio Internacional sobre Ressonância Magnética Nuclear, II Simpósio Brasileiro de Física Teórica e XX Congresso Nacional de Botânica.
- Especialistas brasileiros enviados às seguintes reuniões: Simpósio Internacional do Manto Superior; Reunião do Comitê Internacional para a Proteção de Pássaros; I Reunião Latino-Americana de Controle de Ervas Daninhas; Simpósio Internacional de Citros; Reunião Anual da American Association of Cereal Chemists; II Conferência Internacional de Mecanização e Experimentos de Campo; I Congresso Internacional de Fitopatologia; III Congresso Internacional de Endocrinologia; II Conferência de Ciências da Informação e Sistemas; Reunião de Limnólogos Latino-Americanos; Reunião sobre o Desenvolvimento Científico e Econômico ibero-americano; II Congresso Latino-Americano de Computações; Congresso de Ciências dos Solos; XIV Congresso de Altas Energias; X Sessão da Escola Latino-Americana de Física; V Simpósio Internacional sobre Química de Produtos Naturais; Colóquio sobre o Problema de Termos Seculares nas Teorias Planetárias; I Congresso Latino-Americano de Física; Escola “Ettore Majorana”; Congresso Internacional de Geologia; II Conferência de Cristais Líquidos; III Congresso Pan-Americano de Ensino de Engenharia; III Congresso Internacional de Hidráulica e Escola de Jovens Astrônomos.
- Realização de projetos visando o desenvolvimento da Geologia, da Pesquisa Industrial e da Agricultura, além do Plano para o Desenvolvimento da Química. Coordenadas, por meio do DTC, reuniões entre especialistas em Química e Botânica, junto à Comissão de Produtos Naturais.
- O Diretor-Geral do DTC representou o Conselho na reunião patrocinada pela UNESCO em Caracas, Venezuela, apresentando trabalhos a respeito da organização e funcionamento de instituições de apoio à pesquisa científica no Brasil.
- Deu-se prosseguimento ao inventário de cientistas e instituições de pesquisa brasileiras; divulgados os Repertórios de Químicos, Geneticistas e Botânicos, assim como foram concluídos os levantamentos a respeito de geólogos e pesquisadores no Setor de Agricultura.
- Promovida a vinda ao Brasil de 36 pesquisadores estrangeiros: Jean Champion e Marcel Awad (Setor de Agricultura), J. Alan Roper, Cyril E. Challice, Joseph Kuc, Lewis Joel Greene, Radovan Borojevic, Benito Moniz, Kenneth Roderick Lewis, José Mordoh (Setor de Biologia e Ciências Médicas), B. Gavillet, G. Labrosse, Robert Lacaze, Robert Vihn Mau, Nicole Vinh Mau, Jeffrey Pearlman, Juan Alberto Mignaco, Toru Shibata, John Hood Lowenstein, Juan Jose Giambiagi, Carlos G. Bollini (Setor de Física e Astronomia), H. Saucier, N. Grekoff, Juan C. Goni, Jesus Antonio Berrocal Gómez (Setor de Ciências da Terra), Peter J. Hilton, Geraldo Ávila (Setor de Matemática), Warner Bruce Kover, Kenneth J. Goering, Gottfried Schill, Marcel Dorée (Setor de Química), Suichi Aiba, Horst G. Nowacki, Amitava Dutta-Roy, Lawrence W. Bass, Alain de Cacqueray (Setor de Tecnologia).
- O Setor de Agricultura auxiliou pesquisas nos seguintes campos: Botânica Sistemática, Anatomia e Fisiologia Vegetal, Fitotecnia, Fitopatologia, Virologia, Microbiologia, Recursos Naturais Renováveis, Agrostologia, Zootecnia, Química Agrícola, Sociologia Rural, Física Agrícola, Economia Rural, Pedologia, Entomologia e Parasitologia, Citologia e Genética, Tecnologia.
- O Setor de Biologia e Ciências Médicas apoiou as áreas de Biologia Geral e Molecular, Biofísica, Bioquímica, Zoologia, Ecologia, Antropologia, Arqueologia, Biologia Marinha, Botânica, Bacteriologia Médica, Hematologia, Cardiologia Experimental, Farmacologia, Parasitologia, Micologia, Fisiologia, Genética de Populações e Humana, Doenças Tropicais, Histologia e Histoquímica, Doenças do Metabolismo, Anatomia, Fisiopatologia Cardíaca e Respiratória, Microbiologia, Imunologia.
- O Setor de Ciências Sociais apoiou pesquisas em Antropologia Social, Sociologia Comparada, Economia, Sociologia Rural e Psicologia Social, Ciência Política e Economia Rural.
- O Setor de Ciências da Terra auxiliou estudos em Geomorfologia, Meteorologia, Prospecção Geoquímica, Geologia Econômica, Mineralogia, Petrologia, Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Formação dos Solos em Condições Tropicais, Programa de Pós-Graduação em Geologia, Programa da Comissão Brasileira do Manto Superior, Carta Geológica do Brasil ao Milionésimo, Carta Tectônica da América do Sul.
- O Setor de Física e Astronomia apoiou as áreas de Astronomia, Física Nuclear (Efeito Mossbauer – Esquemas de Desintegração – Correlações Angulares e Reações Nucleares), Eletrônica, Física do Estado Sólido, Física das Baixas Temperaturas, Física de Alta Energia, Física Teórica, Espectrometria Ótica, Raios Laser, Aceleradores de Partículas.
- O Setor de Matemática apoiou as áreas de Análise Funcional, Ciência dos Computadores, Equações Diferenciais Parciais, Topologia Algébrica, Estatística, Geometria Diferencial.
- O Setor de Química auxiliou pesquisas em Química Orgânica, Química Inorgânica, Fitoquímica, Química Analítica, Bioquímica, Físico-química, Geoquímica, Engenharia Química, Mineralogia, Petroquímica, Alcalóides, Análise de Toque, Enzimologia, Química de Proteínas.
- O Setor de Tecnologia apoiou áreas de Computação, Argilas, Cerâmica, Fermentação Alcoólica, Proteínas, Amido, Copolimerização, Eletrônica, Hidráulica, Madeiras, Metalurgia, Alto Vácuo, Materiais de Construção, Celulose e Papel.
- O Setor de Veterinária auxiliou estudos em Nutrição Animal, Incidência de Helmintos em Criações Mistas de Ovinos e Bovinos, Citogenética de Pastagens Nativas, Incidência de Mamite Bovina, Deficiências Minerais dos Elementos Cálcio, Fósforo e Magnésio em Soro de Bovinos, Comparação entre Dois Tratamentos para Crescimento de Bezerros, Parasitologia, Zootecnia, Toxicologia, Anatomia, Fisiologia, Zoologia, Entomologia, Agrostologia e Genética.
- Destacaram-se os seguintes auxílios à publicações: Revista Agricultura, Revista Tecnologia, Revista Ciência e Cultura, Revista Brasileira de Geologia, Anais da Academia Brasileira de Ciências.
As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações
e objetos, que entre em contato conosco.