A A A A- A+

Centro de Memória
Centro de Memória >CNPq Ano a Ano >Principais Realizações

Principais Realizações em 1967

- Elaborado o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, iniciado com o Plano Qüinqüenal para o período 1968/1972. Baseou-se no Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED), produzido pelo governo para os anos de 1968/1970. No PED o governo propôs, pela primeira vez, de maneira explícita e sistematizada, a adoção de uma Política de Ciência e Tecnologia para o País. As estratégias contidas no Plano Qüinqüenal visavam a formação, pós-graduação e contratação de pesquisadores, além da manutenção dos equipamentos de centros nacionais. O plano também apontava os projetos de pesquisa prioritários ao desenvolvimento nacional. Constituíram-se Comissões Assessoras de Cientistas, articulando as atividades dos diferentes grupos de pesquisadores, avaliando os resultados colhidos e sugerindo medidas destinadas a ativar o processo de desenvolvimento. Esse Plano incluiu a programação nos Setores de Agricultura, Astronomia, Biologia, Ciências Sociais, Física, Geologia, Matemática, Química e Tecnologia, além de um item específico para o estudo da Região Amazônica.

- Constituídos os “Centros Nacionais”, com o intuito de apoiar outros centros. Esses centros seriam instituições de pesquisa com pessoal científico mais experiente, melhores equipamentos e reconhecida contribuição na formação de novos pesquisadores.

- Elaborado o anteprojeto de Convênio com a Fundação Brasil-Central, a Royal Society e a Fundação Universidade de Brasília.

- Elaborado o anteprojeto de Convênio com a USAID, de acordo com o programa de cooperação do CNPq e a National Academy of Sciences dos Estados Unidos.

- Concluído, para publicação, o inventário dos cientistas brasileiros.

- Deu-se prosseguimento ao Programa do Livro Científico, resultado do acordo entre o CNPq, a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e a Aliança para o Progresso.

- Continuação dos estudos preliminares visando maior amplitude à cooperação entre o CNPq e a Academia de Ciências dos EUA.

- Iniciado o programa de pós-graduação de geólogos em três universidades brasileiras, no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

- Comissões de especialistas constituídas para definir a contribuição brasileira a programas internacionais, tais como o Projeto Internacional do Manto Superior e o Programa Biológico Internacional.

- Destacaram-se as atividades desenvolvidas pela Comissão Assessora para Assuntos de Fitoquímica, as do Grupo Assessor para estudo da aplicação dos Sensores Remotos, da Comissão Assessora de Oceanografia e as da Comissão incumbida pela emissão do parecer sobre o salário dos pesquisadores.

- Patrocinadas e co-patrocinadas as seguintes reuniões:

No País: 6º Colóquio Brasileiro de Matemática; Reunião da SBPC; 3º Simpósio sobre Pesquisas Rodoviárias; 2ª Reunião Brasileira sobre o Cerrado.

No exterior: Seminário sobre Ecologia Tropical; Simpósio Internacional sobre Gondwana; Reunião para a Promoção da Carta Tectônica da América do Sul; Reunião da Escola Latino-Americana de Física; Simpósio Internacional de Genética; Expedição do Navio Alpha Helix; 3ª Semana de Debates Geológicos; 4º Congresso Latino-Americano de Microbiologia, 4º Congresso Latino-Americano do Câncer; 1ª Conferência Latino-Americana e 6ª Conferência de Faculdades e Escolas de Engenharia; 7ª Reunião Latino-Americana de Fitotecnia; 8ª Reunião da Associação Latino-Americana de Ciências Fisiológicas; 7º Congresso Internacional de Bioquímica; 13º Congresso Internacional de Dermatologia; Conferência de Geogronologia; 2ª Conferência Internacional sobre Física de Alta Energia e Estrutura Nuclear; 1º Congresso Latino-Americano de Parasitologia e Simpósio sobre o Manto Superior.

- Concedidos auxílios para a vinda ao País de 37 especialistas, entre eles: Prof. Anibal Jardim Bettencourt e Prof. Sam M. McNutt (Agricultura); Mason Sones, Franz Joseph Kohlmansperger, Ricardo Negronni e James Edward Muldrey (Biologia); Achilles Papapetrou e Gerard Kuhn (Física); Albert Mente (Hidrologia).

- Promovidas reuniões de cientistas, pelo Departamento Técnico-Científico, com a assessoria das Comissões instituídas pelo Conselho Deliberativo, de modo a organizar os planos de trabalho em Agricultura, Química, Pesquisas Industriais, Economia e Ciências Sociais, Fisiologia Cardiovascular, Oceanografia, Física e Astronomia, Ciências Biomédicas, Ciências da Terra e Estudo de Produtos Naturais.

- O Setor de Agricultura auxiliou os estudos de Cerrados, Botânica sistemática, Fisiologia Vegetal, Fitotecnia, Agrostologia, Silvicultura, Tecnologia Agrícola e Florestal, Fitopatologia, Entomologia, Solos, Física, Química, Mineralogia, Fertilidade, Zoologia, Patologia Animal, Economia e Sociologia Rurais, Zootecnia, Pedologia, Parasitologia, Citologia e Genética.

- O Setor de Biologia e Ciências Médicas apoiou estudos em: Anatomia, Antropologia, Arqueologia, Biofísica, Biologia Marinha, Biologia Molecular, Bioquímica, Zoologia, Botânica, Ecologia, Farmacologia, Fisiopatologia Cardíaca e Respiratória, Genética de Populações e Humana, Hematologia, Microbiologia, Imunologia, Micologia, Parasitologia, Doenças do Metabolismo, Bacteriologia Médica, Endocrinologia, Doenças Tropicais, Histologia e Histoquímica, Ortopedia, Virologia, Pesquisas sobre o Câncer, Ginecologia, Microscopia eletrônica, Proctologia.

- O Setor de Ciências Sociais apoiou estudos em Antropologia Social, Sociologia Comparada, Economia, Sociologia Rural, Economia Rural e Psicologia Social, Arqueologia.

- O Setor de Ciências da Terra auxiliou estudos em Geomorfologia, Meteorologia, Prospecção Geofísica, Geologia Econômica, Mineralogia, Petrologia, Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Aerofotogrametria, Geocronologia e Geoquímica.

- O Setor de Física e Astronomia apoiou as áreas de Astronomia, Física Nuclear (Efeito Mossbauer), Esquemas de Desintegração (Correlações Angulares e Reações Nucleares), Física do Estado Sólido, Física de Baixas Temperaturas, Física de Alta Energia, Física Teórica (Mecânica Quântica – Relatividade, Teoria Eletromagnética, Quântica), Espectrometria ótica (Visível e Infravermelho), Eletrônica.

- O Setor de Matemática apoiou pesquisas em Equações Diferenciais, Análise Funcional, Computação, Geometria Diferencial, Estatística, Álgebra e Topologia.

- O Setor de Química fomentou pesquisas de Engenharia Química, Mineralogia, Petroquímica, Química Orgânica, Radioquímica, Calóides, Análise de Toque, Bioquímica e Enzimologia, Fitoquímica, Química Inorgânica, Química de Proteínas, Análise Complexométrica, Físico-química, Química e Tecnologia de Vegetais Nacionais, Hidratos de Carbono, Sínteses Orgânicas, Biossíntese da Borracha, Química do Café e Química Orgânica.

- O Setor de Tecnologia auxiliou as pesquisas em Cerâmica, Argilas, Fermentação Alcoólica, Proteínas, Amido, Copoliserização, Eletrônica, Hidráulica, Alto Vácuo, Madeiras, Materiais de Construção, Celulose e Papel, Metalurgia, Engenharia, Mecânica, Aeronáutica, Estrutura Civil, Química, Bioquímica Industrial, Semicondutores, Tecnologia de Alimentos, Processamento de Dados e Computação, Laser, Máquinas Operatrizes [???], Corrosão, Borracha, Óleos Vegetais, Tintas e Vernizes, Couros, Fermentação Alcoólica Industrial, Automatização, Ressonância Quadrupolar.

- O Setor de Veterinária apoiou as áreas de Parasitologia, Zootecnia, Toxicologia, Anatomia, Fisiologia, Zoologia, Entomologia, Agrostologia, Genética e Clínica Veterinária.

- Entre os auxílios concedidos às publicações, destacaram-se: Anais da Academia Brasileira de Ciências; Revista Brasileira de Biologia; Bragantia; Notícias Geomorfológicas; Notas de Matemática; Revista Ciência e Cultura; Revista Sellowia; Anais da Associação Brasileira de Química; Flora Ilustrada Catarinense e Revista Cerâmica.


As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações e objetos, que entre em contato conosco.

Voltar