Principais Realizações em 1966
- Iniciada ação conjunta com as Fundações de Amparo à Pesquisa, constituídas em alguns Estados, e com os Conselhos de Pesquisa criados em Universidades Federais, além do Ministério das Relações Exteriores, que designou Adidos Científicos.
- Cooperação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Técnico – Científico - FNDCT, criado pelo BNDE, com o intuito de constituir os Centros Nacionais de Pós – Graduação e Treinamento Avançado.
- Constituídas pelo Conselho Deliberativo Comissões Assessoras, visando recolher sugestões de programas. Dentre as iniciadas naquele ano, estavam as estabelecidas para a recuperação dos Campos Cerrados, o desenvolvimento de tecnologia e métodos agrícolas no Nordeste, em cooperação com a SUDENE. Destacaram-se:
* Comissão designada para estudar os movimentos de terra no Estado da Guanabara e regiões circunvizinhas;
* Comissão para o Estudo dos Campos Cerrados;
* Comissão que apreciou as recomendações da reunião de órgãos federais sediados na Amazônia;
* Comissão para o estabelecimento de um Programa Brasileiro para Cooperação com a Academia Nacional de Ciências dos EUA;
* Comissão Brasileira para o Estudo do Eclipse Solar;
* Comissão para o estabelecimento do Projeto de Estudos do Manto Superior;
* Comissão encarregada de definir Programação Biológica a ser conduzida pelo Brasil, contribuindo para o Programa Biológico Internacional.
* Comissão para estabelecer um programa buscando eliminar as deficiências de alguns centros nacionais de ensino e pesquisa geológicas, a servirem de sede para cursos de pós-graduação.
- Encontros de especialistas promovidos pelo Conselho Deliberativo, destacando-se os de geólogos, físicos, fisiologistas e patologistas do aparelho cardiovascular.
- Estabelecimento de convênio com o Conselho Britânico, para a instalação da Escola Nacional de Técnicos de Laboratório.
- Constituição de um Centro de Pesquisas em Patologia Tropical, de caráter multinacional, em colaboração com os Ministérios das Relações Exteriores e da Saúde, e a OEA.
- Realização do Congresso Internacional de Farmacologia, em São Paulo.
- Realização do Simpósio sobre a Biota Amazônica.
- Promovida a vinda ao Brasil de 81 cientistas estrangeiros, destacando-se o imunologista Ernst Beutner, o matemático Kenneth Kassin, os professores Frederic Ludwig, Eladio Aranda Heredia, Virgil Eldon Bottom, Robert Knox, George Marlier, John Malcolm, G. Kuhn e Giovani Costa.
- Constituídas as seguintes Comissões Consultivas: a de Oceanografia, que forneceu elementos ao estabelecimento do Programa Trienal de Pesquisas Oceanográficas (apresentado pelo CNPq em 1967); a de Estudos de Produtos Naturais, criada com o intuito de se estimular o aproveitamento das matérias-primas do País, sobretudo para a produção de esteróides para uso medicinal; e a Comissão de Fisiologia Cardiovascular, que realizou dois encontros de especialistas, onde se estabeleceu a seleção de centros de treinamento e cursos de pós-graduação.
- O Setor de Agricultura concedeu bolsas para especialização, entre outros, em Botânica, Anatomia e Fisiologia Vegetais, Fitopatologia, Entomologia e Parasitologia, Pedologia, Fertilidade do Solo, Microbiologia do Solo, Citologia e Genética, Fitotecnia, Economia Rural. Contribuiu financeiramente à realização do I Seminário Internacional de Instrumentos e Métodos de Observação em Hidrometeorologia, realizado em Campinas, sob o patrocínio da Organização Mundial de Meteorologia, órgão das Nações Unidas. Concedeu auxílio para a participação de pesquisadores brasileiros nas seguintes reuniões científicas: VI Congresso Mundial de Florestas (Espanha), V Seminário Panamericano de Sementes (Venezuela), Seminário Internacional sobre Investigação Econômica e Experimentação Agrícola (Chile), IV Conferência da Organização Internacional de Virologistas de Citros (Itália), Simpósio sobre Aplicação de Radioisótopos em Hidrologia (Áustria), VI Congresso Internacional de Microscopia Eletrônica (Japão).
- O Setor de Biologia e Ciências Médicas enfatizou os campos de Anatomia, Biofísica, Biologia Marinha, Biologia Molecular, Bioquímica, Zoologia, Botânica, Ecologia, Farmacologia, Fisiopatologia Cardíaca e Respiratória, Antropologia, Arqueologia, Genética de Populações e Humanas, Hematologia, Microbiologia, Imunologia, Micologia, Parasitologia, Doenças do Metabolismo, entre outros. Contribuiu financeiramente para o III Congresso Internacional de Farmacologia (São Paulo), e para o Simpósio sobre a Biota Amazônica (Pará).
- O Setor de Ciências Sociais apoiou as áreas de Antropologia Social, Sociologia Comparada, Economia, Sociologia Rural Economia Rural e Psicologia Social.
- O Setor de Ciências da Terra deu ênfase aos estudos relativos à Geologia, Paleontologia, Arqueologia, Petrologia, Mineralogia, Geologia Econômica, Prospecção Geofísica, Prospecção Geoquímica, Meteorologia, Geomorfologia, Geografia, Geocronologia, Hidrologia e Geoqímica. Participou do Simpósio a respeito das Aplicações de Radioisótopos, em Viena, e da Reunião da Carta Geológica do Mundo, em Paris.
- O Setor de Física e Astronomia atendeu aos campos de Astronomia, Física Nuclear (Efeito Mossbauer), Esquemas de Desintegração (Correlações Angulares e Reações Nucleares), Eletrônica, Física do Estado Sólido, Física das Baixas Temperaturas, Física de Alta Energia, Física Teórica (Mecânica Quântica – Relatividade, Teoria Eletromagnética, Quântica), Espectrometria ótica (Visível e Infravermelho).
- O Setor de Matemática atendeu às pesquisas em Análise, Análise Funcional, Topologia, Álgebra, Equações Diferenciais, Estatística, Computação, Equações Derivadas Parciais e Cálculo Numérico. Contribuiu para a realização do Seminário Conjunto sobre "Análise Funcional e Equações Diferenciais Parciais”, em São Paulo, e para a Reunião Anual de Matemática.
- O Setor de Pesquisas Químicas auxiliou estudos em Bioquímica Cinética de Reações Enzimáticas, Química de Proteínas, Química Analítica, Mecanismo de Contração Neuromuscular e Físico-química da Macromolécula; Radioquímica e Microquímica; Engenharia Química, Farmacodinâmica de Produtos Naturais, Metabolismo em Levedura, Espectrometria de Alcalóides, Saponinas, Proteínas Vegetais, Plantas Aromáticas e óleos Essenciais, Análise de Toque, Bromatologia, Colóides, Elementos Raros, Química Inorgânica, Toxicologia, Vitaminas e Química Orgânica. Contribuiu para a realização do I Seminário Latino - Americano de Química.
- O Setor de Tecnologia favoreceu os campos de pesquisas em Cerâmica, Argilas, Fermentação Alcoólica, Proteínas, Amido, Copolimerização, Eletrônica, Hidráulica, Alto Vácuo, Madeiras, Materiais de Construção, Celulose e Papel, Metalurgia. Contribuiu também para a participação de pesquisadores brasileiros no Simpósio Internacional de Pontes Suspensas, em Portugal, e no 3º Congresso Internacional de Controle Automático, na Inglaterra.
- O Setor de Veterinária apoiou os estudos em Parasitologia, Zootecnia, Toxicologia, Anatomia, Fisiologia, Patologia, Zoologia, Entomologia, Agrostologia, Genética e Clínica Veterinária.
- Deu-se continuidade ao Programa do Livro Científico, com a assinatura de um novo convênio entre o CNPq e a Agenov for International Development (AID), com a participação do IBBD/CNPq.
As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações
e objetos, que entre em contato conosco.