A A A A- A+

Centro de Memória
Centro de Memória >CNPq Ano a Ano >Principais Realizações

Principais Realizações em 1965

- Promovida a Reunião de Representantes de Organismos de Pesquisas das Universidades Brasileiras, com a presença de representantes das Universidades do Rio Grande do sul, São Paulo, Paraná, Ceará, Paraíba e Recife.

- Iniciados entendimentos, por meio do Conselho Deliberativo, com a Diretoria de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura para edição de livros didáticos.

- Constituído um consórcio de Universidades Brasileiras, visando solucionar os problemas do cerrado e obter a possível colaboração de Universidades Americanas.

- Enviadas ao Itamaraty sugestões para a designação de adidos científicos no Exterior.

- O Conselho Deliberativo assinou um convênio com o Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura para a distribuição de bônus da UNESCO.

- Patrocinadas as seguintes reuniões: 5º Colóquio Brasileiro de Matemática, realizado em Poços de Caldas; 2º Simpósio Brasileiro sobre o Cerrado, realizado na Academia Brasileira de Ciências; 17ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada em Belo Horizonte; Reunião de Tecnologistas, realizada em São Paulo; 1º Simpósio Brasileiro sobre Pesquisas Rodoviárias, realizado na Guanabara; 1ª Reunião Consultiva sobre Oceanografia (onde se constituiu a Comissão Consultiva de Oceanografia), realizada na sede do CNPq; Reunião de Especialistas em Fitoquímica (onde se constituiu a Comissão Assessora para Assuntos de Fitoquímica e Farmacologia), realizada em Belo Horizonte; e o Simpósio Brasileiro de Engenharia, realizado na Guanabara.

- Representado, por meio dos membros do Conselho Deliberativo, em diversas reuniões, entre elas: 1º Simpósio Internacional sobre Dessalinização da Água do Mar (Washington), Reunião da UNESCO para Ciência e Tecnologia (Chile), Comemorações do Bicentenário da Smithsonian Institution (Washington), Reunião com o Conselho de Pesquisas do Canadá, para estabelecimento do programa de bolsas e entrosamento com Universidades Americanas; no lançamento de foguetes, em Natal (iniciativa do GOCNAE), 2º Simpósio Brasileiro do Decênio Hidrológico Internacional (Belo Horizonte).

- Concedido auxílio para a vinda, ao País, dos seguintes pesquisadores estrangeiros: Prof. Severo Ochoa (Prêmio Nobel de Bioquímica), Prof. Edwin Spanier (Universidade de Chicago), Prof. George Melchers (Diretor do Instituto Max Plank de Biologia), os bioquímicos Jacob Stekol, Marcel Florkin e Michael Wells Neil, veterinários Eberhard e Dorothea Grunert, Prof. Ian Long (técnico de climatologia agrícola), Prof. Timothy Wyatt (especialista em produtividade de água de mangues), Prof. Adriano Gozzimi (especialista em microondas) e a Profª. Germaine Cousin (especialista em embriologia).

- Concedido auxílio para as seguintes publicações: Anais da Academia Brasileira de Ciências, Boletim da Sociedade Brasileira de Geologia, Revista da Associação Brasileira de Química, Revista Brasileira de Biologia, Revista Ciência e Cultura, Boletim da Sociedade de Matemática de São Paulo, edição de número especial da publicação Sellowia.

- Primeiras campanhas de lançamento de foguetes de sondagem, com carga útil do INPE, a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (Natal/RN).

As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações e objetos, que entre em contato conosco.

Voltar