Principais Realizações em 1963
- Elaborado e aprovado, pelo Conselho Deliberativo, em sua 668ª sessão (20.08.63), o Projeto de Estrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia, em assessoria ao Ministro da Reforma Administrativa.
- Realização de estudos para a filiação do CNPq ao Conselho Internacional das Uniões Científicas.
- Incentivo à adoção do regime de dedicação exclusiva aos pesquisadores de reconhecida produção científica.
- Mantidos os contatos com o International Council of Scientific Unions (ICSU).
- Filiação do Brasil (a pedido do GOCNAE e do CBPF) à International Scientific Radio Union (URSI), ao Committee on Space Research (COSPAR) e à International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP).
- O GOCNAE (Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais) torna-se CNAE (Comissão Nacional de Atividades Espaciais).
- Deu-se prosseguimento ao convênio do CNPq com a Fundação Ford.
- Participação na Conferência das Nações Unidas sobre as Aplicações da Ciência e Tecnologia em Benefício das Áreas Menos Desenvolvidas (realizada em abril – Genebra) e nas celebrações do centenário da National Academy of Sciences, dos Estados Unidos (realizada em outubro – Washington).
- Realização de estudos junto à OEA e a UNESCO, buscando um melhor aproveitamento das bolsas destinadas por essas instituições ao Brasil.
- Prestada contribuição aos trabalhos realizados na Amazônia pelo U.S. Geological Survey, juntamente com a Marinha Brasileira.
- Início da participação do CNPq no Conselho Executivo da International Union for Conservation of Nature and Natural Resoucer (IUCN).
- Participação no XII Congresso Internacional de Ecologia, realizado em outubro, em Washington; na III Reunião do Conselho Diretor da Association for Tropical Biology, no Panamá; na Reunião da Federação Internacional de Documentação, através do IBBD, em Montevidéu.
- Criada a comissão para colaborar nos trabalhos do Ano Internacional do Sol Calmo (IQSY).
- Auxílios concedidos para a vinda de inúmeros pesquisadores, entre eles o Prof. Geofrey A. Harrison (Universidade de Oxford), Prof. Laclevere (Secretário do International Council of Scientific Unions), Prof. Jean Marie Perés (Vice-Presidente do Conselho Nacional de Oceanografia e Diretor da Estação de Biologia Marinha de Endoune – França), Prof. Sergio Nava (Universidade Nacional Autônoma do México), Prof. Pierre Lubet (Universidade de Lyon), Prof. Willian David Ollis (Universidade de Bristol), e Prof. Wilhelm Klingenber (Alemanha Ocidental).
- Designada comissão de membros do Conselho Deliberativo para estudar e apresentar planejamento para o desenvolvimento da astronomia no País.
- Patrocinadas, integralmente ou em parte, as seguintes reuniões científicas:
Setor de Pesquisas Agronômicas: IV Seminário Panamericano de Sementes (julho de 1963), 3ª Conferência da Organização Internacional de Virologistas de Citrus (setembro de 1963).
Setor de Pesquisas Biológicas: Simpósio Internacional sobre Esterases, II Simpósio sobre Bioquímica de Planorbídeos e o Simpósio sobre História Natural de Organismos Aquáticos.
Setor de Pesquisas Físicas: VII Reunião de Físicos Nacionais, Escola Latino-Americana de Físicos, 1ª Conferência Interamericana sobre o Ensino em Física (em colaboração com a OEA) e a II Conferência Internacional sobre Física na Educação Geral.
Setor de Pesquisas Geológicas: XVII Congresso Brasileiro de Geologia e VI Conferência Inter-Guianas.
Setor de Pesquisas Químicas: Curso de Termodinâmica Química, V Reunião Anual da Divisão de Química Orgânica e Bioquímica e Curso de Pós-Graduação de Doutoramento em Engenharia Química .
Setor de Pesquisas Tecnológicas: Curso de Curtimento, Curso sobre Elementos de Tecnologia da Borracha, Seminário sobre Borracha e Seminário sobre a Formação de Tecnologistas.
As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações
e objetos, que entre em contato conosco.