A A A A- A+

Centro de Memória
Centro de Memória >CNPq Ano a Ano >Principais Realizações

Principais Realizações em 1959

- No exercício de 1959, o CNPq atuou com uma certa limitação de recursos, fato que levou a Divisão Técnico Científica (DTC) a tentar assegurar a plena continuidade dos planos de pesquisa que vinham oferecendo resultados mais consistentes e com maior objetividade para o desenvolvimento nacional.

- Tendo em vista as dificuldades financeiras que enfrentava, o Conselho não pode prestar auxílios que permitissem o comparecimento de pesquisadores nacionais a congressos científicos no exterior. Assim, o CNPq procurou estimular, no País, diferentes reuniões científicas, promovendo-as isoladamente ou com a cooperação da CAPES, podendo se destacar: o Curso Intensivo de Genética Humana, sob orientação do Prof. C. Pavan, realizado na Universidade de São Paulo; o Curso de Métodos Básicos de Farmacologia, sob orientação do Prof. Lauro Solero, realizado na Faculdade de Medicina de Recife; o II Colóquio Brasileiro de Matemática, realizado em Poços de Caldas; A Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, entre outras.

- Recuperado e colocado em funcionamento o sincrociclotron, localizado no Morro de São João Batista – Niterói.

- No Setor de Pesquisas Biológicas, destacaram-se os estudos em: Genética; Fisiologia Comparada; Neurofisiologia; Farmacologia; Histologia; Embriologia; Endocrinologia; Hemodinâmica; Cardiologia; Patologia Humana e Comparada; Neurologia; Cirurgia Experimental; Bioquímica; Microbiologia; Virologia; Fisiologia Celular; Cultura de Tecidos; Biologia Marinha; Zoologia e Botânica. Apoio ao Centro de Fisiologia Vegetal do Jardim Botânico e ao Curso de Botânica Sistemática do Museu Nacional.

- O Setor de Pesquisas Agronômicas apoiou trabalhos de pesquisa em Botânica Sistemática; Micologia; Anatomia Vegetal; Fisiologia Vegetal; Ecologia e Fitogeografia; Virologia; Entomologia; Citologia e Genética; Fitotecnia; Silvicultura; Ciência do Solo, entre outros.

- O Setor de Pesquisas Físicas deu atenção especial a medições de radioatividade; física nuclear; mecânica quântica eletrônica e eletrotécnica; transistores; medidas elétricas para o ano geofísico; estudos dos solos; viscoelasticidade e aplicação da física moderna a problemas de engenharia mecânica. O Setor apoiou ainda a Reunião dos Físicos, convocada pelo CNPq para discutir medidas em prol da pesquisa física.

- O Setor de Pesquisas Geológicas concedeu auxílio a estudos geológicos em geral; sedimentalogia; vulcanologia; paleozoologia; paleobotânica; micropaleontologia; pesquisa de foraminíferos recentes; geografia e geologia econômicas; geofísica e meteoritos, entre outros. Convidou o Prof. Rudolf Kolert (Suécia), para instalar o núcleo de pesquisas geofísicas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.

- O Setor de Pesquisas Matemáticas concedeu bolsas para a área de Matemática Aplicada e bolsas de iniciação científica, entre outros. Contribuiu para a realização do II Colóquio Brasileiro de Matemática, em Poços de Caldas.

- No Setor de Pesquisas Químicas, predominou as pesquisas em química de corantes e tingimento; microanálise quantitativa; espectroscopia molecular e química orgânica. Contribuiu para a vinda ao Brasil dos Profs. Arthur Lutringhaus (Universidade de Freiburg), B. L. Hoercker (Faculdade de Medicina da Universidade de Nova Iorque) e González y González (Universidade de Laguna – Espanha).

- O Setor de Pesquisas Tecnológicas enfatizou os estudos de climatologia; previsão do tempo e medidas de radioatividade e atmosfera; medidas elétricas; contadores de partículas; transistores e eletrônica em geral; difração de raios X e microondas; métodos analíticos; resistência dos materiais; concreto armado; pavimentação e tráfego; metalografia e metalurgia em geral, além de indústrias cerâmica e vidreira (no exterior). Visando o aperfeiçoamento de técnicos nacionais, foram contratados o engenheiro francês Jean Gruat, de Toulouse; o Prof. Luigi Stabilini e o Prof. Serge Boudigues, de Paris.

- O Setor Técnico (cuja verba destinava-se a serviços auxiliares da DTC) custeou uma bolsa de estudos astronômicos e pagou técnicos do Observatório Nacional encarregados da gravimetria e manutenção dos serviços do Observatório Magnético de Tatuoca, dos serviços de eletricidade e radioeletricidade da intercomparação entre as horas absolutas do Rio de Janeiro e observatórios de outros países e da assistência técnica ao programa do Observatório, entre outros auxílios.


As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações e objetos, que entre em contato conosco.

Voltar