Principais Realizações em 1957
- No dia 25 de janeiro inaugurou-se o reator atômico adquirido pelo CNPq em 1956.
- Do dia 19 ao dia 15 de fevereiro, foi realizada, na sede do Conselho, a reunião dos Agrônomos. Dela participaram representantes – diretores e pesquisadores – das principais instituições federais e estaduais e pesquisas agronômicas.
- Em fevereiro de 1957, o Prof. João Christovão Cardoso foi nomeado Presidente do CNPq, função que já vinha exercendo interinamente desde 1º de agosto de 1956. No dia 06 de junho, tomou posse como Vice-Presidente do CNPq o Prof. Athos da Silveira Ramos.
- Realizado, em 26 de junho, acordo entre o Instituto Nacional do Livro, do Ministério da Educação e Cultura e o Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação - IBBD, pelo qual os dois institutos dividiriam entre si a responsabilidade da manutenção do Serviço de Intercâmbio de Catalogação.
- O IBBD participou, de 08 a 13 de julho, da 9ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada no Rio de Janeiro. Nessa reunião, o IBBD colaborou com a SBPC na organização de um Simpósio sobre Informação Científica e Biblioteconomia, realizado também no Rio de Janeiro, em 10 de julho de 1957.
- Criado o Instituto de Pesquisas Rodoviárias, pelo Decreto nº 42.212, de 29 de agosto de 1957, com o objetivo de incrementar e desenvolver os problemas de técnicas rodoviárias, principalmente os relacionados aos estudos dos solos, da pavimentação e do trânsito, e à formação de técnicos especializados.
- Convocados pelo CNPq, professores, técnicos zootecnistas e patologistas, diretores de Escolas de Veterinária, de Institutos de Pesquisas Veterinárias e Zootécnicas e de Departamentos de Produção Animal, federais ou estaduais, reuniram-se em 16 de setembro, na Universidade Rural - Recife e ofereceram recomendações que delimitavam um campo mais promissor de aplicação para os recursos destinados a pesquisas no âmbito da Zootecnia e da Patologia Animal.
- O IBBD participou de vários eventos científico-tecnológicos, entre os quais: 3º Colóquio de Estudos Luso-Brasileiros (Lisboa, 09 a 15 de setembro); 23ª Conferência Internacional da Federação Internacional de Documentação (Paris, 16 a 21 de setembro); reunião da Comissão Consultiva Internacional da UNESCO para Documentação e Terminologia em Ciências Puras e Aplicadas (Paris, 23 a 25 de setembro).
- Realizou-se, ainda, a III Reunião dos representantes dos grupos nacionais de Física; o 1º Colóquio Brasileiro de Matemáticos, em Poços de Caldas, com o auxílio do CNPq e da CAPES; o Simpósio Internacional sobre o Curare, no Rio de Janeiro.
- Elaboração do anteprojeto de lei visando à adoção do regime de dedicação exclusiva para os trabalhos científicos.
- O CNPq promoveu a vinda ao Brasil de cerca de 21 pesquisadores e tecnologistas, dentre os quais: Prof. George Mangenot (Faculdade de Ciências de Paris), Prof. I. A Slater (Universidade de Birmingham), Prof. Marcos Moshinsky (Universidade do México), Prof. George Bicknell (Instituto do Câncer – Miami).
As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações
e objetos, que entre em contato conosco.