A A A A- A+

Centro de Memória
Centro de Memória >CNPq Ano a Ano >Principais Realizações

Principais Realizações em 1956

- Celebrado, em 11 de janeiro, convênio entre o CNPq e a Universidade de São Paulo, visando a criação do Instituto de Energia Atômica.

- No dia 21 de janeiro, o Prof. José Baptista Pereira, por haver sido concedida sua exoneração, transmitiu o cargo ao vice-presidente, Prof. Heitor Vinícius da Silva Grillo.

- Em 16 de abril, tomou posse como Presidente do CNPq Aldo Weber Vieira da Rosa, tendo como vice-presidente João Christovão Cardoso. Quatro meses depois, Aldo Weber pede demissão após sofrer um grave acidente, passando a exercer a Presidência do CNPq o vice João Cristóvão Cardoso.

- De 18 a 19 de junho realizou-se, sob os auspícios do CNPq, a Reunião dos Físicos Nacionais. Seus bons resultados fizeram com que uma segunda reunião fosse convocada para dezembro. Ainda sob os auspícios do CNPq, realizou-se de 16 a 17 de agosto a Reunião dos Tecnologistas.

- Criado, pelo Decreto nº 39.826 de 31 de agosto de 1956, o Instituto de Energia Atômica.

- Criação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pelo Decreto nº 40.110, de 10 de outubro de 1956.

- Realizada, em setembro, na cidade de Nova York, a Conferência das Nações Unidas para a Criação da Agência Internacional de Energia Atômica. Integraram a delegação brasileira, para representar o Brasil na conferência, os professores Joaquim da Costa Ribeiro (presidente da CEA), como delegado, Bernardo Geisel e Francisco Humberto João Maffei como assessores.

- O CNPq adquiriu, nos Estados Unidos da América, um reator atômico. Tratava-se de um reator atômico do tipo “piscina”, que utilizava como combustível urânio enriquecido, e dissipava cerca de 05 megawatts em funcionamento contínuo.

- Realizado, pela Comissão de Energia Atômica – CEA, um levantamento das principais reservas brasileiras de minerais atômicos.

- Foram concedidos auxílios, por meio da Divisão Técnico Científica (DTC), para a vinda de 18 cientistas estrangeiros, para ministrar cursos especializados.

- Visita de cientistas americanos, sob os auspícios do Fundo para o Desenvolvimento Pacífico da Energia Atômica e do governo norte-americano, para a realização de conferências a respeito das aplicações pacíficas dos radioisótopos e respectivas radiações. A Comissão de Energia Atômica programou a visita ao Brasil de vários cientistas vinculados às questões da energia atômica, como o Prof. Francis Perrin (Alto Comissariado de Energia Atômica da França), Prof. Ernest Lawrence (Diretor do Radiation Laboratory da Universidade da Califórnia), Prof. Homi Bhabha (Comissão de Energia Atômica da Índia), Prof. J. V. Dunworth (autoridade em energia atômica da Inglaterra), Prof. Alvin Weiberg (Diretor do Laboratório de Oak Ridge) e Prof. W. B. Lewis (Diretor do Laboratório de Chalk River, Canadá).


As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações e objetos, que entre em contato conosco.

Voltar