A A A A- A+

Centro de Memória
Centro de Memória >CNPq Ano a Ano >Principais Realizações

Principais Realizações em 1955

- Instituída, no dia 27 de janeiro, pelo Conselho Deliberativo em sua 244ª sessão, a Comissão de Energia Atômica - CEA.

- Em 02 de março de 1955, o almirante Álvaro Alberto, primeiro Presidente do CNPq, pediu demissão do cargo. Assim, a 04 de março do mesmo ano, tomou posse como Presidente do CNPq José Alberto Baptista.

- Realizou-se a primeira reunião da Comissão de Energia Atômica – CEA, no dia 28 de março, com o intuito de apresentar sugestões aos tópicos da Agenda da Conferência Internacional de Genebra, sobre as aplicações pacíficas da energia atômica.

- Visitou O CNPq o General Leslie Groves, ex-presidente da Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos da América, no dia 30 de maio.

- De 20 de junho a 01 de julho, realizou-se a 3ª Reunião Latino-Americana de Fitogeneticistas, Fitopatologistas e Edafógos, em Bogotá, Colômbia. O CNPq designou como delegado oficial o membro de seu Conselho Deliberativo, Prof. Carlos Arnaldo Krug, Diretor do Instituto Agronômico de Campinas. Posteriormente, convidado para integrar a missão técnica enviada ao Vietnã pela FAO e pela United Nations Technical Assistance Administration, o Dr. Carlos Arnaldo Krug viajou para o Oriente. O CNPq, então, incubiu o pesquisador de visitar estações experimentais na Indonésia, Malaia e Índia, com o intuito de observar os trabalhos realizados na região sobre seringueira, cafeeiro, cana-de-açúcar, arroz, plantas oleaginosas e outras culturas tropicais.

- Foram, ainda, enviadas outras cinco missões ao estrangeiro, delegadas ao Prof. Bernhard Gross (à época, Diretor da Divisão de Eletricidade e Medidas Elétricas, do Instituto Nacional de Tecnologia e diretor de Pesquisas Físicas do CNPq), ao Dr. Álvaro Barcelos Fagundes (Diretor de Pesquisas Agronômicas), ao Dr. Afrânio do Amaral (Instituto Butantã), e ao Prof. Olímpio da Fonseca (membro do Conselho Deliberativo do CNPq e Professor de Parasitologia da Faculdade Nacional de Medicina). A missão Gross realizou-se nos EUA, estendendo-se à Alemanha e Inglaterra. O Dr. Álvaro Barcelos Fagundes visitou instituições européias devotadas à investigação agrícola; já o Dr. Afrânio do Amaral observou, em centros científicos mexicanos, a pesquisa em medicina tropical e animais mamíferos, e o Prof. Olímpio da Fonseca representou o CNPq no Simpósio sobre Doenças Produzidas por Fungos, na Califórnia.

- No dia 20.07, a Comissão de Energia Atômica apresentou ao CNPq o seu Programa de Energia Atômica, tendo em vista os seguintes tópicos: física nuclear, matérias fissionáveis, centrais elétricas atômicas, aplicações biológicas e aspectos econômicos da energia atômica. Ainda em seu exercício no decorrer do ano de 1955, a comissão, em cooperação com o Departamento Nacional da Produção Mineral – Ministério da Agricultura, realizou um levantamento preliminar das principais jazidas de material atômico do País e determinação das prioridades para sua utilização imediata.

- Foram aprovados, na 276ª Sessão do Conselho Deliberativo, realizada em 28.07, os acordos entre Brasil e Estados Unidos da América, visando a cooperação no campo das aplicações pacíficas da energia atômica e prospecção de urânio no País.

- Participação ativa do Brasil na Conferência Internacional de Energia Atômica para fins pacíficos, realizada em Genebra, de 08 a 20 de agosto.

- Visita do Prof. Léopold Escande, Secretário Geral do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da França.

- No dia 22 de dezembro foi aprovado, pelo Conselho Deliberativo, o projeto de criação do Instituto de Pesquisas Rodoviárias - IPR.

- O Presidente do CNPq, José Baptista Pereira, o Presidente da Comissão de Energia Atômica do CNPq, General Bernardino de Mattos e do Prof. José Goldemberg visitaram a Usina Atômica de Chalk River, a convite da Comissão de Energia Atômica do Canadá.


As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações e objetos, que entre em contato conosco.

Voltar