Principais Realizações em 1952
- No dia 16 de abril, iniciou-se a construção, no Brasil, de um sincrociclotron de 170 polegadas e energia de 45 milhões de electronvolts, contando com a colaboração do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
- Realizada, em junho, uma reunião de âmbito nacional dando início às atividades do Setor de Pesquisas Tecnológicas.
- Em 28 de julho, o Presidente do Conselho designa uma comissão para orientar o projeto e a construção do sincrociclotron.
- Em 29 de outubro, foi criado o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) por meio do Decreto nº 31.672 do Presidente da República, Getúlio Vargas.
- Criação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
- Ida de alguns membros do Conselho Deliberativo do CNPq a diversos países estrangeiros para organizar pesquisas, cursos e conferências no País.
- O CNPq patrocinou a realização, no País, de duas importantes reuniões científicas: o Simpósio sobre Novas Técnicas de Pesquisa em Física, promovido pela Academia Brasileira de Ciências, com a colaboração do Centro de Cooperação Científica para a América Latina (UNESCO), e o Seminário de Microscopia, organizado pelo Setor de Pesquisas Biológicas da Divisão Técnico-Científica do Conselho. Auxiliou, também, o Congresso de Química realizado no Rio Grande do Sul pela Sessão Estadual da Associação Brasileira de Química.
- O Conselho auxiliou a ida de cientistas brasileiros a diversos Congressos Científicos internacionais realizados na Europa, na América e na África.
- Criada uma comissão, presidida pelo Prof. J. Costa Ribeiro, diretor da Divisão Técnico-Científica, com o intuito de realizar um inquérito entre os diretores das instituições de pesquisa a respeito da situação real dos pesquisadores, pedindo sugestões para a criação de uma carreira de Pesquisador.
As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações
e objetos, que entre em contato conosco.