Principais Realizações em 1951
- Assinada, no dia 15 de janeiro, a Lei nº 1.310, que criou o Conselho Nacional de Pesquisas, com sede no Rio de Janeiro, para coordenar e estimular a pesquisa científica no País. Como Presidente do CNPq foi nomeado Álvaro Alberto da Mota e Silva, e como Vice - Presidente Armando Dubois Ferreira.
- No dia 11 de abril, tomou posse como Presidente do CNPq, Álvaro Alberto da Mota e Silva, e como Vice - Presidente Armando Dubois Ferreira.
- Visitaram a Europa o Presidente do Conselho e alguns de seus membros: Orlando Rangel (diretor de pesquisas químicas), Carlos Chagas Filho (diretor de pesquisas biológicas), Cândido da Silva Dias (diretor de pesquisas matemáticas).
- Visitaram os EUA e Canadá, Olympio da Fonseca Filho, Luis Cintra do Prado, Francisco João Maffei, Edio de Azevedo e Hervásio Guimarães de Carvalho, para o estudo das condições de intercâmbio entre cientistas brasileiros e estrangeiros.
- Realizou-se visitas e sessões do Conselho Deliberativo em instituições científicas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, além de terem os diretores de pesquisas ou seus assistentes percorrido outros Estados, particularmente Pernambuco e Rio Grande do Sul, em visitas a laboratórios e instituições de pesquisas.
- Em abril do referido ano, foram iniciados entendimentos para a aquisição de um sincrociclotron, para o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, dirigido por César Lattes.
- Em agosto, o Conselho Deliberativo aprovou um plano de prospecções e pesquisas de depósitos uraníferos e toríferos, elaborado pelo Setor de Pesquisas Geológicas do CNPq e pelo Departamento Nacional de Produção Mineral.
- Foram ainda elaborados projetos de levantamento arqueológico na faixa litorânea do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia para a determinação de concentrações de monazita; e de construção de reatores nucleares para a produção de radioisótopos para pesquisas químicas e biológicas e aplicações tecnológicas e terapêuticas.
- Realizaram-se trabalhos para a localização de um futuro centro atômico, que ficaria diretamente subordinado ao CNPq através de uma comissão chefiada por Djalma Guimarães.
- O Conselho promoveu o reingresso do Brasil como membro do Bureau International des Poids et Mesures e sua filiação ao Conseil International des Unions Scientifiques.
- Destaque à participação de representantes do CNPq nos seguintes congressos científicos estrangeiros: Reunião da União Internacional de Física, em Copenhagen; Congresso de Dielétricos, em Liverpool; Congresso Internacional de Cristolografia, em Estocolmo; Congresso Internacional de Química Pura e Aplicada, em Nova York; Conferência Geral da União Internacional de Química Pura e Aplicada, em Nova York; Congresso Interamericano de Geologia, no México; Convenção Interamericana de Recursos Minerais, no México.
- Vinda de uma missão ao Brasil chefiada por Gordon Dean, da United States Atomic Energy Commission.
As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações
e objetos, que entre em contato conosco.