A A A A- A+

Centro de Memória
Centro de Memória >CNPq Ano a Ano >Principais Realizações

Principais Realizações em 2000

- Criação da Rede Nacional de Seqüenciamento do DNA - Projeto Genoma Brasileiro.

- Destaque aos seguintes projetos apoiados pelo PRONEX: Genética molecular do câncer humano e suas aplicações clínicas; Centro de estudo do genoma humano; Pesquisas em Aeronomia; Parque Nacional Serra da Capivara: Ocupação Humana e Meio Ambiente; Propulsores a Mono e Bipropelentes Líquidos para o Apogeu e Controle de Órbita e Atitude de Satélites; Novas Concepções de Transmissão de Energia Elétrica e de Equipamentos de Potência; Sistemas Multifásicos: Fenomenologia e Aplicação em Combustão e Redução de Emissões Poluentes; Sistema de Instrumentação Inteligente; Computação Inteligente aplicada ao Novo Ambiente Competitivo dos Sistemas Elétricos; Pesquisa Nuclear com Íons Pesados-Leves Estáveis e Radioativos; Produção, Processamento e Investigação de Propriedades Ópticas, Elétricas e Morfológicas de Semicondutores; Observatório Pierre Auger; Novos Dispositivos Supramoleculares com Íons Lantanídeos; Núcleo de Pesquisa em Economia da Infra-Estrutura: Regulação, Inovação Tecnológica, Financiamento.

- Participaram do Programa Norte de Pós-Graduação – PNOPG os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. As áreas temáticas definidas para o Programa eram: Agronomia, Saúde, Meio Ambiente, Ciências Humanas, Ecologia, Geologia, Química, Botânica, Biologia e Tecnologias, com o apoio a 73 projetos (não houve formação de redes de pesquisa).

- Participaram do Programa Nordeste - PNEPG os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e também o Espírito Santo que, embora não pertencesse à Região, mantinha similaridade com a mesma, no que se referia às condições do seu desenvolvimento de C&T. As áreas temáticas definidas para o Programa Nordeste eram: Agropecuária, Saúde, Educação, Artes, Engenharia, Ciências Sociais, Meio Ambiente e Biodiversidade, com o apoio a 109 projetos e à formação de redes colaborativas entre projetos de pesquisa.

- Participaram do Programa Centro-Oeste - PCOPG o Distrito Federal e os estados de Goiás, e Mato Grosso do Sul. As áreas temáticas definidas para este Programa foram: Saúde, Agronegócio e Recursos Naturais, com apoio a 76 projetos e à formação das seguintes redes de pesquisa:

* Saúde: Produtos Naturais Bioativos; Imunologia e Bioquímica de Radicais Livres e Ferro; Fatores de Risco; Interação Patógeno-Hospedeiro; Viroses Transmitidas pelo Sangue; e Diarréia.

* Agronegócio: Produção Animal; Desenvolvimento de Tecnologias para Controle de Vetores; Sanidade Animal - Doenças Infecciosas e Parasitárias; Plantio Direto; Manejo e Potencialidade Agronômica; Genética e Química de Germoplasma em Microorganismos; e Espécies Vegetais do Cerrado.

* Recursos Naturais: Recursos Hídricos; Ecologia da Fauna; e Estruturação de Comunidades Vegetais no Brasil Central.

- Participaram do Programa Sul os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.As áreas temáticas definidas para este Programa eram: Saúde, Agronegócio, Educação, Meio Ambiente e Tecnologias da Informação, com apoio a 166 projetos e à formação das seguintes redes de pesquisa:

* Agronegócio: Diagnóstico e Controle de Doenças em Animais de Produção; Biotécnicas de Reprodução Animal; Produção e Genética; Pesca Artesanal e Aqüicultura; Cadeia Produtiva do Leite; Horticultura, Processos Agro-industriais; Proteção Vegetal; Bioconversão de Resíduos e Insumos de Indústria Agroalimentar; Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração; Manejo de Solos e Produtividade das Culturas; Comercialização; Desenvolvimento e Sociologia Rural; e Controle de Pragas.

* Meio Ambiente: Meteorologia e Climatologia Aplicados à Região Sul; Qualidade Ambiental e Saúde; Lagoas Costeiras e Estuários; Dinâmica de Populações Vegetais do Sul do Brasil; Hidrodinâmica e Processos Costeiros do Sul do Brasil; Tratamento e Re-uso de Águas; Base de Dados Espacialmente Referenciados; e Gestão Ambiental.

* Educação: Educação, Cultura e Tecnologia/Novas Relações com o Conhecimento na Contemporaneidade: Linguagens e Subjetividade.

* Saúde: Saúde Bucal; Lesões por Esforços Repetitivos; Melhoria da Tecnologia de Produção e Garantia da Eficácia e Segurança de Medicamentos Essenciais à Saúde Pública; Políticas e Sistemas de Saúde; Obtenção e Avaliação da Qualidade de Fármacos de Origem Natural; Avaliação Multidimensional da Saúde da População; Lesões Neurais: Diagnóstico, Patogenia, Prevenção e Proteção; Metodologia de Educação e Assistência na Promoção da Qualidade de Vida; Ruído Ocupacional: Causas, Efeitos e Prevenção; Impactos dos Agrotóxicos na Saúde e no Ambiente.

* Tecnologias da Informação: Automação Industrial; Controle Neural Artificial e Reabilitação; Tomada de Decisão; Integração da Rede PAPPG; Mineração de Dados; Circuitos Integrados; Gerência de Tráfego; Gestão de Micro e Pequena Empresa.

- Na linha de Gestão da Produção, relativa à ação Fomento a Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, destaque ao Projeto-Piloto de Auditoria Ambiental para Micro e Pequenas Empresas, concluído pelo SEBRAE em 2000, cujo trabalho resultou em análises críticas ambientais em 21 empresas de 18 diferentes ramos de atividade, nas 05 regiões do País. Essa ação contava com mais três linhas de atuação: Gestão Tecnológica, Gestão da Qualidade e Informação Tecnológica.

- A Ação Consolidação de Serviços de Informação e Comunicação Científica e Tecnológica atingiu plenamente seus objetivos em 2000, conforme descrito a seguir em suas diversas etapas/atividades:

* Estatísticas do CNPq: coleta, tratamento e disseminação de dados de fomento do CNPq, disponibilizados à comunidade científica e tecnológica, por meio de publicação contendo informações do fomento operado pela Agência.

* Informação e conhecimento em ciência e tecnologia: disponíveis, em meio eletrônico, no endereço www.prossiga.cnpq.br.

* Editais e formulários eletrônicos: conclusão das etapas de planejamento, desenvolvimento e utilização de editais e formulários de solicitação de auxílios à pesquisa.

* Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil: conclusão das etapas de coleta e tratamento das informações relativas à versão 4.0 do Projeto, disponíveis no endereço eletrônico www.cnpq.br.

* Sistema eletrônico de currículos de pesquisadores: Projeto consolidado, com mais de 100 mil currículos na base de dados do CNPq na Internet.

- Em 2000, o Programa Editorial teve uma demanda de 137 pedidos de apoio à editoração das revistas científicas brasileiras, dos quais o CNPq financiou 84 revistas.

- No âmbito da Cooperação Bilateral, o CNPq deu prosseguimento às atividades realizadas em convênio com a Alemanha, a saber: Programa SHIFT, WAVES, MADAM e Projeto Couro; Programa CNPq/CAPES/DAAD; Programa CNPq/KRUPP; Convênio CNPq/DLR/BMBF. O Conselho também realizou atividades de Cooperação Internacional com países como Inglaterra, Argentina, Chile, Espanha, Portugal, França, Estados Unidos e México.

- Com relação à Cooperação Multilateral, deu-se prosseguimento às atividades desenvolvidas no CYTED - Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento; PEC/PG - Programa de Estudantes – Convênio/ Pós-Graduação; TWAS – The Third World Academy of Sciences (Academia de Ciências do Terceiro Mundo) e UNU – United Nations University ( Universidade das Nações Unidas), assim como as atividades em cooperação com o Mercosul.

- Desenvolvidas três ações em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde: Desenvolvimento de Pesquisa em Gestão da Qualidade em Saúde; Apoio a Grupos de Pesquisa em Doenças Infecciosas Contagiosas e Parasitárias; e Desenvolvimento de Pesquisas sobre Causas Externas de Morbimortalidade. As ações do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde foram desenvolvidas através dos seguintes instrumentos: Programa de Indução Estratégica à Pesquisa em Saúde; Programa de Reforço ao Sistema Único de Saúde- REFORSUS; Convênio CNPq/Agência Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA; e do Convênio CNPq/FIOCRUZ.

- O CNPq apoiou nove projetos no Programa Design Brasil. Além disso, o Conselho também apoiou a implantação do Núcleo de Design do Mobiliário – NAD.

- Destaque às seguintes realizações da Ação Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação, apoiada pelo Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação – ProTem-CC:

* Apoio à implantação da infra-estrutura física de rede de alta velocidade nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Fortaleza, Florianópolis, Campinas, Salvador, Recife, Natal, Brasília, João Pessoa, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

* Indução de ações em redes de alta performance (Internet II) ,visando integrar atividades e resultados entre as iniciativas: Rede Nacional de Pesquisa, Centros de Laboratórios de Universidades, Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho e Empresas concessionárias de telefonia no Brasil.

- O Programa Nacional de Software para Exportação - SOFTEX 2000, criado pelo CNPq em 1993, obteve os seguintes resultados:

* Incubação e graduação de Empresas (Projeto Gênesis), destaque na geração e ampliação de todo o Sistema SOFTEX, produzindo a pré-incubação de 76 novos empreendimentos, resultando na incubação de 90 e graduação de 83 novas empresas.

*Disseminação da Disciplina do Empreendedorismo nas instituições de ensino técnico e superior.

* Promoção e realização, em Brasília, do workshop “Análise Situacional e Prospectiva da Ação de Fomento do CNPq no Programa SOFTEX 2000”, proporcionando um novo foco de atuação para o Programa, refletido na chamada para submissão de projetos já na transição 2000 / 2001.

- Em novembro, o CNPq lançou um convite à comunidade científica e tecnológica para compor a Rede Nacional de Seqüenciamento do DNA - Projeto Genoma Brasileiro.

- Em 2000, os 11 projetos de pesquisa do Centro Brasileiro Argentino de Biotecnologia – CBAB aprovados em 1997 foram pagos pelo CNPq.

- Dentre os resultados dos projetos do Programa do Trópico Úmido, destacam-se os seguintes:

* Geração de energia através da utilização de óleos vegetais, beneficiando aproximadamente 90.000 habitantes de comunidades localizadas nos municípios de Encira, Ipixuma, Erunepé, Itamarati, Jutá, Caranari e Boa União.

* Utilização de painéis de energia fotovoltáica em comunidades ribeirinhas, dos Estados do Amazonas e Pará, beneficiando as localidades de Caxuanã, Pedreira e Laranjal (Município de Melgaço –PA) e portos indígenas, nos rios Guamá e Canindé.

* Utilização de energia alternativa proveniente de biodigestor, no município de Castanho – AM.

- O CNPq, em parceria com diferentes Ministérios e Instituições, apoiou a ação Fomento à Pesquisa e ao Desenvolvimento sobre a Composição e a Dinâmica dos Ecossistemas Brasileiros, por meio dos seguintes programas: Programa Integrado de Ecologia – PIE/Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração – PELD; Programa para o Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia – LBA; e Programa de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira – PROBIO.

- O Conselho realizou um levantamento sobre a situação das pesquisas que vinham sendo apoiadas pela Agência, relacionadas à Mata Atlântica, bem como promoveu uma reunião em setembro de 2000, com a participação de diversos especialistas, com o objetivo de fornecer subsídios para a elaboração de um projeto mobilizador de Biodiversidade, contemplando inclusive a Mata Atlântica.

- No âmbito da Ação Pesquisa e Desenvolvimento em Agronegócio, o CNPq contribuiu para o surgimento de Projetos Plataformas nos seguintes setores: Café; Citricultura; Avicultura; Cacauicultura; Suinocultura; Fruticultura; Cajucultura; Carcinicultura Marinha (Cultivo de camarão marinho); Apicultura; Ovinocaprinocultura; Cotonicultura; Madeira; Sistema de Plantio Direto; Malacocultura; Piscicultura; e Controle Biológico de Pragas e Uso de Feromônios de Insetos.

- Outras Ações para Pesquisa e Desenvolvimento do Agronegócio foram desenvolvidas: Programa de Qualidade como Fator de Competitividade no Agronegócio Brasileiro (implementado pela DPT/CNPq no ano 2000); Agronegócio/Programa de Tecnologias Apropriadas – PTA; Programa Agropolos e Incubadoras de Empresas Agro-industriais – AGROPOLOS; o Programa Inserção de C&T na Agricultura Familiar e em Assentamentos Rurais de Reforma Agrária.

- Em continuidade às ações que o CNPq mantinha no âmbito do Programa Xingó, realizou-se uma série de atividades técnicas, com destaque para o projeto Formação Continuada do Educador, que atuava junto às escolas públicas estaduais e municipais da área de abrangência do Programa, qualificando a prática pedagógica dos professores do semi-árido nordestino e reconstruindo os fundamentos teórico-metodológicos que orientam as suas práticas nas diferentes áreas curriculares, contemplando o debate da literatura cientifica especializada. Cabe ressaltar que o Programa Xingó também desenvolvia projetos nas áreas de Recursos Hídricos, Piscicultura, Arqueologia e Patrimônio Histórico, Turismo e Energia Alternativa.

- O Programa Fomento à Geração e Adaptação de Tecnologia Apropriada – PTA apoiou os seguintes Programas Estaduais: PRODITEC/CE, PPTA/PB, PEDITEC/PE, PTA/RN, PMTA/MA, PRITA/PI, DESENVOLVER/SC, PROTA/RO e PPTA/PA. Até o momento, o Programa atuava em 220 mil municípios, com 425 organizações de produtores, apoiando 220 agroindústrias e/ou microempresas, ministrando 885 cursos de habilitação tecnológica para 10.978 pessoas, gerando 10.607 ocupações/empregos e beneficiando um total de 22.139 famílias.

- O Programa de Revitalização dos Institutos de Pesquisa Tecnológica – REVITE apoiou oito projetos, dos quais quatro ainda permaneciam em carteira. Destes, destacaram-se: o Projeto de Revitalização do Instituto Tecnológico de Pernambuco – ITEP; e o Projeto “Implantação da Gestão da Qualidade Total”, conduzido pelo CERTI/SC. O modelo desenvolvido pelo CERTI estava sendo implantado nos seguintes Institutos: IBICT/CNPq; CETEM/CNPq; ITEP/PE; e CCDM/UFSC. No âmbito do Programa REVITE, destacou-se ainda o apoio do PCDT ao “Projeto de Excelência na Pesquisa Tecnológica, conduzido pela ABIPTI.

- No âmbito da Ação Fomento à Gestão de Incubadoras e Parques Tecnológicos o CNPq apoiou, em 2000, duas incubadoras de empresas, em diferentes regiões do país, no campo da produção de medicamentos genéricos. O resultado esperado referia-se, principalmente, à ampliação da oferta de medicamentos com menor custo para o Sistema Único de Saúde e para a população em geral. Ainda em 2000 foi lançado o Programa Nacional de Incubadoras de Empresas - PNI, que previa parceria do CNPq com o MCT, FINEP, SEBRAE, MICT, Banco do Nordeste, IEL, SENAI e ANPROTEC.

- O Conselho apoiou, ainda, as seguintes ações: Desenvolvimento de Pesquisa na Antártica, por meio do Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR; Desenvolvimento de Conhecimentos sobre os Ambientes Costeiros Marítimos, por meio do REVIZEE; Pesquisa e Desenvolvimento sobre Fontes Renováveis de Energia; e Desenvolvimento de Análises Qualitativas.



As atividades do Centro de Memória implicam no resgate de informações e documentos referentes ao CNPq. Solicitamos a quem possuir quaisquer documentos, fotografias, publicações e objetos, que entre em contato conosco.

Voltar